Os semáforos inteligentes instalados na rotatória do Círculo Militar, na avenida Miguel Sutil, em Cuiabá, voltaram a funcionar em fase de testes nesta sexta-feira (11). Na primeira vez em que foram ligados, os equipamentos causaram uma série de reclamações por parte dos condutores, que se irritaram com o aumento na fila de veículos.
Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), os aparelhos voltaram a funcionar em mais um período de testes. A reportagem apurou que esta fase deverá durar em torno de dez dias, até que todos os tempos sejam configurados da maneira que dê maior fluidez ao trânsito.
A reportagem esteve na região na manhã desta sexta-feira (11), já com os semáforos em teste e constatou que o trânsito, geralmente mais calmo no meio da manhã, estava intenso.
Em entrevista recente ao Olhar Direto, o secretário Antenor Figueiredo disse esperar que a decisão de instalar os aparelhos na rotatória traga bons resultados, assim como aconteceu no trecho da avenida Beira Rio, outro ponto de bastante gargalo da Capital. "Quando coloquei lá, todos me criticaram. Depois de um tempo, viram que democratizou o trânsito. Como deu certo, quem não passava por lá, também comeceu a ir e inflou ainda mais o trânsito. Fizemos as correções e continuou bom. O trânsito é dinâmico, as pessoas querem ir por onde é mais rápido".
O secretário fez questão também de destacar a instalação dos semáforos inteligentes nos acessos entre a Estrada do Moinho e a avenida Brasília. Segundo ele, os condutores fizeram elogios e disseram que, em um trecho que se demorava duas horas para andar poucos metros, agora só se para duas vezes por conta dos equipamentos.