21 de Julho de 2024

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

GERAL Terça-feira, 03 de Dezembro de 2019, 13:34 - A | A

Terça-feira, 03 de Dezembro de 2019, 13h:34 - A | A

SEGURANÇA

Sérgio Moro autoriza apoio da Força Nacional em Mato Grosso

PNB Online

Em portaria publicada nesta terça-feira (03) no Diário Oficial da União (DOU) o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, autorizou o emprego da Força Nacional de Segurança Pública no combate à criminalidade organizada transfronteiriça em Mato Grosso. 

 

O reforço deve ajudar no combate ao tráfico de entorpecentes, do contrabando de armas, munições e mercadorias e da biopirataria, que são crimes comuns na fronteira entre Mato Grosso e Bolívia. Alguns especialistas apontam o Pantanal, por exemplo, como uma região especialmente suscetível à ocorrência desses tipos de crime, graças à baixa densidade demográfica, que se reflete em grandes espaços desocupados e muitas vezes dificulta a ação das polícias.

 

O auxílio deverá ser prestado à Secretaria de Operações Integradas (Seopi), nas ações da polícia judiciária que, por sua vez, deve oferecer a estrutura necessária para receber a Força Nacional. O prazo para o apoio é de 180 dias, valendo a partir da publicação e podendo ser prorrogado, caso seja solicitado. A portaria não deixa claro o contingente a ser disponibilizado. 

 

Além disso, a vinda dos agentes tem como objetivo auxiliar a implementação do Programa VIGIA aqui no estado. O programa do Governo Federal é uma parceria entre Ministério da Justiça e Segurança Pública e Ministério da Defesa. O objetivo é promover capacitação para policiais federais, civis e militares que atuam nas fronteiras do país. 

 

Entre as linhas de atuação do programa estão operações integradas; aquisição de equipamentos; capacitações e bases operacionais com integração de sistemas. O programa teve início em abril deste ano, com a operação Hórus, que teve desdobramentos em Mato Grosso, além de Paraná e Mato Grosso do Sul. 

Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do A Notícia MT (anoticiamt.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site A Notícia MT (anoticiamt.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

image