Mato Grosso enfrenta dias de estiagem severa, com temperaturas comparadas às de regiões desérticas, especialmente devido à baixa umidade relativa do ar. Em meio a esse cenário de calor intenso e secura, é essencial redobrar os cuidados com a saúde para evitar problemas como desidratação, cansaço excessivo e complicações respiratórias.
A nutricionista Rafaela Curcino, do Fort Atacadista, rede de atacarejo do Grupo Pereira, recomenda aumentar a ingestão de líquidos que, além de hidratar, fornecem nutrientes essenciais ao organismo.
Entre as sugestões estão sucos naturais, água saborizada e água de coco, fontes de vitaminas e minerais que ajudam a manter a saúde em dia.
“Além dos sucos, uma opção prática e saudável é preparar água saborizada com pedaços de frutas como rodelas de laranja, limão, morango ou fatias de pepino”, sugere.
Essas combinações conferem frescor e leveza à água, incentivando o consumo ao longo do dia. Outra dica é apostar em chás gelados, como chá de hibisco com gengibre ou chá verde com hortelã, que, além de refrescantes, são ricos em antioxidantes e auxiliam na hidratação.
Para aproveitar o que há de melhor nas frutas da estação, Rafaela indica algumas combinações práticas e saborosas de sucos. Confira.
Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).
Suco de laranja com cenoura: Rico em vitamina C e betacaroteno, este suco é antioxidante e fortalece o sistema imunológico.
Suco de abacaxi com hortelã: Além de refrescante, a hortelã ajuda na digestão e o abacaxi é uma excelente fonte de hidratação e vitamina C.
Suco de melancia com limão: A melancia, com seu alto teor de água, é ideal para dias quentes e, combinada com o limão, garante um toque ácido e mais refrescante.
Essas sugestões são fáceis de preparar e contribuem para manter o corpo bem hidratado, ajudando a enfrentar o calor e os efeitos adversos da baixa umidade do ar. Além dos sucos, a ingestão de água pura ao longo do dia continua sendo indispensável para a saúde durante o período de estiagem.
Em Mato Grosso, o Fort Atacadista está presente em Cuiabá, nas Avenidas Fernando Corrêa da Costa (Coxipó), Miguel Sutil e na saída para Chapada dos Guimarães, e em Várzea Grande, nas Avenidas da FEB e Júlio Campos.