A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) promove durante o mês de outubro o evento ‘Divers(c)idades: Conversas sobre Trans(it@s) entre deslocamentos, (des)fronteiras e ramificações’, que visa debater as diferentes formas do cidadão interagir com a cidade.
O ciclo de palestras faz parte de uma série de atividades do projeto ‘ECCO nos 300 Anos de Cuiabá – momentos de reflexão’, que desde abril deste ano tem levado ao público eventos de música, audiovisual e filosofia. A primeira palestra acontece no dia 17/10 (quarta-feira) e tem como tema ‘Trans ↔ Mulheres ↔ Trans’. Na ocasião, o evento recebe convidados relacionados às várias possibilidades de identidade de gênero ou de trânsitos existenciais corporais que debatem sua relação com a cidade e o outro.
Neste dia, haverá também a apresentação do espetáculo teatral ‘Alice’, do Grupo Face Jovem. No dia 24/10, ocorre a palestra ‘Transitoriedades, mapas de existência’ que trata do trânsito de pessoas pela cidade, em especial dos imigrantes e refugiados que têm chegado a Cuiabá. Êxodos, dispersões, territórios e reterritorialização também são tema da palestra que vai receber convidados que relatarão suas experiência como estrangeiros em Cuiabá.
O objetivo é refletir a nova paisagem “cuiabana-latino-americana”. O terceiro encontro acontece no dia 31/10, com a palestra ‘Trânsitos da Reflexão’ que trata da relação da universidade com a diversidade da cidade. Participam da apresentação pesquisadores de ciências humanas, sociais, letras e artes, que se dedicam à produção do pensamento acadêmico sobre essas áreas. O evento é uma realização em conjunto do Grupo de Estudos em Cultura e Literatura de Mato Grosso, do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea e do Grupo de Estudos Multimundos Acontecimentos e Figuras Públicas, todos da UFMT.
O ciclo de palestras é aberto ao público e não é necessário fazer inscrição prévia para participar. Serviço Evento: Divers(c)idades: Conversas sobre Trans(it@s) entre deslocamentos, (des)fronteiras e ramificaçõesQuando: 17, 24 e 31 de outubro, das 14h às 18h Onde: UFMT, Auditório da Faculdade de Comunicação e Artes (FCA), no Instituto de Linguagens (IL).