Apoiar projetos de inclusão social é uma das vocações da Unimed Cuiabá. Por isso, durante o mês de setembro, por meio da sua Assessoria de Estratégia, Qualidade e Sustentabilidade, a Cooperativa disponibiliza um ponto de coleta de absorventes higiênicos para o projeto Flor de Menina, desenvolvido pela Liga Acadêmica de Ginecologia e Obstetrícia da Universidade de Cuiabá - UNIC. Nas demais unidades, as doações podem ser entregues aos gestores.O projeto visa coletar absorventes higiênicos que serão distribuídos às alunas da Escola Municipal de Educação Básica Ranulpho Paes de Barros, do bairro Santa Isabel, em Cuiabá, durante evento que será realizado no dia 10 de outubro. Na ocasião, professores da UNIC farão palestras sobre “Ciclo Menstrual, Higienização Íntima e Educação Sexual” e entregarão os produtos higiênicos.A diretora administrativo-financeiro, Dra. Suzana Palma, considera projetos como o Flor de Menina importantes e necessários.
Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).
“A pobreza menstrual é a falta de itens básicos durante a menstruação, seja por falta de informação ou de dinheiro para comprar os absorventes. A Unimed Cuiabá se sensibiliza com a questão e, com base nos princípios do Cooperativismo, busca participar ativamente de projetos sociais que beneficiem comunidades locais. Por isso, convido os clientes, cooperados e colaboradores a doarem os produtos para esta campanha que através de palestras e doação de absorventes, visa diminuir as complicações de saúde causadas pela falta de cuidados com o ciclo menstrual”, concluiu dra. Suzana Palma.
Pobreza Menstrual
Um levantamento nacional inédito, realizado em 2021 pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e coordenado pela antropóloga Mirian Goldemberg, entrevistou mulheres de 16 a 29 anos de idade, de todo o Brasil, para pesquisar sobre a pobreza menstrual.O estudo constatou que uma em cada quatro jovens já faltou à aula por não poder comprar o absorvente e não falam que foi por isso. Elas têm vergonha, tentam esconder. A falta de absorvente provoca uma sensação de insegurança. É algo que elas sofrem sozinhas, como se fosse um fracasso, uma vergonha, isso é o que mais me chocou.Outro objetivo da política é diminuir as complicações de saúde causadas pela falta de cuidados com o ciclo menstrual.