17 de Junho de 2024

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

POLICIA Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2023, 09:05 - A | A

Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2023, 09h:05 - A | A

INTELIGÊNCIA DA PJC

1º Encontro de Polícia Judiciária sobre Organizações Criminosas debate estratégias sobre o tema

Evento busca o entendimento da criminalidade organizada no Brasil e em Mato Grosso

Redação

A Diretoria de Inteligência e Academia da Polícia Civil (Acadepol) realizou na terça-feira (13) o 1º Encontro de Polícia Judiciária sobre Organizações Criminosas. No evento realizado no auditório do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT), foram apresentadas palestras com foco no combate à criminalidade organizada no âmbito nacional, e no cenário de Mato Grosso.

A abertura do evento foi realizada pela delegada-geral Daniela Maidel e pelo diretor de Inteligência, Juliano Silva de Carvalho, que destacou a importância dos debates sobre o tema.

A primeira palestra foi apresentada pela mestre e doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), Camila Nunes Dias, que também é professora da UFABC e pesquisadora da USP sobre facções criminosas. Ela abordou o tema "A Expansão do Primeiro Comando da Capital – PCC".

Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).

Ao final da palestra, houve debate com o público e sorteio do livro "A Guerra: A Ascensão do PCC e o mundo do crime no Brasil", de autoria de Camila Nunes Dias com Bruno Paes Manso.

Na sequência, o coordenador de Inteligência da Polícia Civil, delegado Eduardo Rizzotto de Carvalho, apresentou a palestra com o tema "Panorama das Organizações Criminosas no Estado de Mato Grosso" e o delegado titular da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Marcel Gomes de Oliveira, apresentou palestra com o tema "Homicídios e Criminalidade Organizada na Região Metropolitana de Cuiabá".

Por fim, a policial penal Hermínia Dantas de Brito, que atua no Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco), fechou o Encontro com a palestra "O cenário das Organizações Criminosas no Estado de Mato Grosso na Ótica do Sistema Penitenciário".

Para o coordenador de Inteligência, esses eventos promovem uma importante aproximação com a academia, uma vez que as pesquisas acadêmicas têm muito a contribuir sobre o entendimento do tema.

“A realização de encontros como este é fundamental para entendermos o fenômeno da criminalidade organizada em Mato Grosso e traçarmos estratégias mais precisas e claras para o enfrentamento. A Diretoria de Inteligência, em conjunto com a Acadepol, objetiva realizar novos eventos no próximo ano sobre temáticas importantes para as unidades assessoradas”, destacou o delegado Eduardo Rizzotto.

Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do A Notícia MT (anoticiamt.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site A Notícia MT (anoticiamt.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

image