Entrevistadora de uma empresa responsável por pesquisas eleitorais em Cuiabá registrou um boletim de ocorrência na tarde de terça-feira contra um homem que se apresentou como assessor do vereador e candidato a vice-prefeito, Felipe Wellaton (Cidadania). Ela foi ameaçada durante o exercício da sua função, perseguida e o suspeito ainda tentou tomar seu material de trabalho. Em nota, Wellaton lamentou o fato e afirmou que não tem nenhum assessor com o nome do denunciado.
De acordo com as informações do boletim de ocorrência, a vítima é funcionária da Percent Pesquisa de Mercado e Opinião. Por volta das 15h, ela estava no bairro Cidade Verde – uniformizada e identificada – realizando o seu trabalho, quando foi abordada pelo suspeito. Ele disse que era morador do bairro e que queria ser entrevistado.
Quando ela começou o procedimento, ele pediu para que a mulher entregasse todo o material, o que ela recusou, já que pertencia à empresa privada e era de cunho confidencial. Ela chegou a alegar ainda que, para ter acesso, o suspeito deveria entrar em contato com a empresa para mais esclarecimentos.
Na ação, o homem se identificou como assessor do candidato a vice-prefeito Wellaton, sendo identificado como ‘Adivilson’. Ele ainda afirmou que a entrevistadora estava ‘induzindo os eleitores’ e que tomaria o material. Em seguida, o homem pegou o celular e mostrou para ela o número de Wellaton, dizendo que ligaria para ele e a denunciaria.
A vítima ainda argumentou que faz um trabalho sério, sem o objetivo de induzir os eleitores, mas com o objetivo de subsidiar a pesquisa da empresa. Após as ameaças, a vítima pediu um carro de aplicativo e se dirigiu para outro bairro, onde continuou o trabalho.
Mas, ao chegar no novo local, foi surpreendida novamente pelo suspeito, que queria tomar o seu material de trabalho. A vítima chegou a anotar o telefone celular do suspeito e passou para a diretora da empresa, que ligou para o suposto assessor de Wellaton. Ele reagiu com xingamentos e ameaças de que denunciaria o caso ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
Wellaton não reconhece assessor
Em nota encaminhada à imprensa, Wellaton afirmou que tomou conhecimento do boletim registrado pela entrevistadora e lamentou o fato de alguém usar o seu nome para agredir ‘uma mulher que dignamente fazia o seu trabalho’.
Ele ainda afirmou que ‘não tem e nunca teve um assessor chamado Advilson’. Já a empresa Percent acrescentou que repudia qualquer ato contra seus colaboradores e principalmente, ‘a democracia de levar informação aos cidadãos cuiabanos’.