A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Cuiabá, deflagrou, nesta quinta-feira (3), a Operação Gado Branco, para investigar o roubo de 90 cabeças de gado em uma fazenda em Cuiabá.
O crime ocorreu no dia 29 de abril, quando o proprietário de uma fazenda, 69 anos, a mãe dele, 88 anos, o caseiro, 50 anos, e sua esposa, 45 anos, foram rendidos por homens armados, feitos reféns e obrigados a realizar transferências via pix. Parte do gado da propriedade da vítima foi carregado e roubado.
A filha do dono da fazendo conseguiu chamar a polícia. Uma equipe da Polícia Militar flagrou três suspeitos ainda na fazenda, carregando 98 cabeças de gado, que foram devolvidas ao proprietário.
Porém, a quadrilha já havia realizado o primeiro carregamento e levado 90 cabeças de gado. O grupo ficou no local das 6 horas da manhã até as 16h50, quando foi flagrado pela polícia.
Assim que acionada, a Derf deu início às investigações sobre o caso e, nesta quinta-feira (3), deflagrou a primeira fase da Operação Gado Branco, para recuperar parte das cabeças de gado roubadas e identificar os autores do roubo, os atravessadores do gado e o receptador.
Durante a operação, foi realizada a prisão de um fazendeiro, de 66 anos, por receptação, após 13 animais roubados serem encontrados em sua propriedade. O gado recuperado foi devolvido ao dono.
As investigações continuam para prender os mandantes e os demais executores do roubo.