17 de Junho de 2024

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

POLICIA Quinta-feira, 21 de Dezembro de 2023, 13:40 - A | A

Quinta-feira, 21 de Dezembro de 2023, 13h:40 - A | A

LAB-LD 2023

Tecnologia aplicada em análise financeira aprimora investigações e torna Polícia Civil de MT referência

Redação

O trabalho desenvolvido de análise financeira pelo Laboratório de Tecnologia Contra Lavagem de Dinheiro (LAB-LD), da Polícia Civil de Mato Grosso, chamou a atenção das Polícias Civis de diversos estados que estão adotando as ferramentas desenvolvidas para análise e investigação de lavagem de capitais.

As Polícias Civis de Goiás, Santa Catarina, Pará e Espírito Santo já usam o sistema desenvolvido, Delfos, que faz análise de movimentações financeiras. Outras polícias estão em tratativas com Mato Grosso para o uso das ferramentas e conhecimentos aplicados pelo LAB-LD.

O LAB-LD atua no assessoramento às Delegacias da Polícia Civil mato-grossense com a produção de relatórios de análise financeira que subsidiam investigações de diversos delitos, principalmente, aqueles ligados à lavagem de dinheiro.

Atendimentos

Em 2023, o laboratório recebeu um aumento considerável na demanda, seja no recebimento de denúncias, aberturas de casos Simba, análises bancárias e fiscais. Os relatórios de afastamento bancário comprovam isso, uma vez que subiram de 42 no ano passado para 95 em 2023.

Inteligência financeira 

O LAB-LD focou, recentemente, na criação da cultura interna de investigação financeira. Nesse sentido, foi estimulada a utilização dos Relatórios de Inteligência Financeira (RIFs) elaborados pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF), do Governo Federal.

Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).



“Os relatórios são importantes ferramentas investigativas para subsidiar e demonstrar movimentações atípicas ou suspeitas, que podem estar ligadas ao crime de lavagem de capitais”, explicou o gerente do laboratório, investigador Marcos Monclair.

Capacitações

Neste ano, a Diretoria de Inteligência promoveu diversas capacitações com servidores da Polícia Civil na área de introdução à análise financeira, treinamentos sobre o COAF, sistemas usados pelo LAB-LD, assim como apoio às delegacias para a análise financeira.

O laboratório também promoveu uma campanha orientativa aos servidores da Polícia Civil, com a produção de cartilhas e cards orientativos.

“Toda essa demanda por capacitações e treinamentos dos servidores demonstra uma mudança de cultura que vem ocorrendo entre as unidades policiais para a importância da investigação financeira, que pode embasar e robustecer apurações e inquéritos em relação a diversos delitos, especialmente quando se trata de organizações criminosas”, reforçou o delegado Eduardo Rizzotto de Carvalho, coordenador do LAB-LD.

LAB-LD

Criado em 2013, o LAB-LD faz parte da estrutura da Diretoria de Inteligência e colaborou com diversas investigações de repercussão conduzidas pela Polícia Civil de Mato Grosso ao longo dos últimos anos, cujas operações chegaram a dezenas de prisões de envolvidos em crimes como corrupção na administração pública, organização criminosa, homicídios, roubos, lavagem de capitais e, também, na recuperação de ativos.

O LAB-LD da Polícia Civil de Mato Grosso integra a Rede de Laboratórios de Tecnologia Contra a Lavagem de Dinheiro (Rede-LAB) do Ministério da Justiça, cujo objetivo é a troca de experiências entre os laboratórios e o desenvolvimento da atividade de investigação financeira.

Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do A Notícia MT (anoticiamt.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site A Notícia MT (anoticiamt.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

image