A Vigilância Sanitária recolhe, na tarde desta sexta-feira (30), amostras dos alimentos e água da Escola Abdala, localizada no bairro São Mateus, em Várzea Grande, para apurar um caso de suposta intoxicação alimentar. Quase 50 alunos tiveram de ser socorridos para unidades de saúde após apresentarem desmaios, vômitos e diarreia.
Segundo o secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Várzea Grande, Silvio Fidelis, equipes da Vigilância Sanitária e da equipe da alimentação estão no local colhendo amostras para diagnosticar o que, de fato, ocorreu na tarde desta sexta-feira.
“Muitas crianças, ao verem as outras passando mal, também começaram a apresentar os sintomas. Vamos aguardar o resultado para apurar todas as responsabilidades. É importante frisar que não tem produto vencido, estamos tranquilos. A preocupação é que todos estejam bem e voltem para suas casas. Todas receberam um ótimo atendimento no pronto-socorro”, finalizou o secretário.
O caso
Cerca de 40 alunos da Escola Abdala, localizada no bairro São Mateus, em Várzea Grande, foram encaminhadas ao Pronto-Socorro Municipal de Várzea Grande (PSMVG) com suspeita de intoxicação alimentar. Diversos familiares foram até o local em busca de informações.
Segundo as informações da Polícia Militar, as crianças têm idades entre seis e dez anos. A principal suspeita é de intoxicação alimentar. No total, segundo a Prefeitura de Várzea Grande, 46 crianças passaram por atendimento.
No total, foram 15 crianças encaminhadas para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Ipase e 31 para o Pronto-Socorro Municipal de Várzea Grande (PSMVG). Duas já foram atendidas e liberadas.
Informações preliminares apontam que as crianças comeram e tomaram suco após o almoço. Logo em seguida, algumas começaram a ter ânsia e desmaiaram, sendo rapidamente socorridas. Os menores também tiveram diarreia. 28 alunos que estavam no local não apresentaram nenhum sintoma, segundo a prefeitura.