Político mais experiente de Mato Grosso em Brasília (DF), com passagens pelo Senado e pela Câmara, o deputado federal Carlos Bezerra (MDB) criticou a indicação do filho do presidente da República Jair Bolsonaro (PSL), o também deputado, Flávio Bolsonaro (PSL-SP) para ser o embaixador do Brasil em Washington, nos Estados Unidos. Para Bezerra, o presidente está cometendo um grave equívoco.
“Acho isso um equívoco grave. Isso está repercutindo não só nas embaixadas, na diplomacia, mas em toda a população. É um motivo de desgaste para o Governo. O Governo parece que procura formas e meios para se desgastar, pois é uma coisa inusitada e caracteriza nepotismo. Eu não nomearia filho meu para cargo nenhum e sempre fui contra o nepotismo. É um equívoco e eu espero que ele reveja isso”, disse.
O deputado também afirmou que o cargo, um dos mais importantes para a diplomacia do país, deve ser ocupado por uma pessoa que tenham mais experiência e que o filho de Bolsonaro ainda não está preparado.
“Sem dúvida nenhuma existem muitos bons diplomatas de carreira para ocupar um cargo desse. Homens experientes que conhecem muito bem toda a diplomacia internacional e que podem trabalhar bem para o Brasil. Não adianta colocar um marinheiro de primeira viagem que não conhece nada”, avaliou.
O presidente Bolsonaro confirmou nesta terça-feira (16) que, da sua parte, já ‘está definido’ que filho será indicado embaixador do Brasil em Washington, mas destacou que ainda faltam algumas etapas antes de oficializar a indicação.
A nomeação para embaixadores precisa passar pela aprovação dos senadores em duas votações secretas. O indicado também terá que passar por uma sabatina na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, que tem 17 integrantes, entre eles, vários senadores da oposição.