O Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA) deve ser pago todo ano pelo dono de qualquer tipo de veículo. Em seu plano de governo, Pastor Marcos Ritela (PTB), candidato de direita de Mato Grosso, irá zerar o pagamento anual do IPVA. “É possível sim, pagar o IPVA somente na compra do veículo, apenas uma vez”, garantiu.
O candidato ao governo de Mato Grosso explica como isso será possível sem cair em crime de responsabilidade fiscal.
“O fato gerador do IPVA é a propriedade de veículo automotores, ou seja, o domínio útil ou a posse de veículos automotores registrados e licenciados.
Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).
O que pretendemos fazer é uma vez o cidadão pagando o IPVA, vamos alterar o fato gerador com a hipótese de incidência do IPVA, uma vez pago não há necessidade de pagar nos próximos anos novamente.
Esse sistema já acontece nos EUA e funciona muito bem", ressaltou."Outra hipótese é a isenção do IPVA caso o proprietário permaneça com a titularidade, quando o condutor tiver posse do veículo não há necessidade de pagar novamente o IPVA”, acrescentou Ritela.
Com isso, segundo o bolsonarista, será criado um ambiente de negócio dentro do estado de Mato Grosso.
"Vamos trazer o Brasil para dentro de MT, de que forma, hoje o número de veículos emplacados em Minas Gerais é muito alto, porque o governador Romeu Zema, muito inteligente, reduziu o IPVA, e nós vamos zerar o IPVA, o Brasil vai vir para Mato Grosso, iremos atrair as frotas de veículos, caminhões, e redes de locadoras para nosso estado, além da grande circulação de veículo em função da diminuição do tributo, beneficiando todas as empresas e indústrias e aos cidadãos que já possuem o veículo no Estado", afirmou. Ritela.
Ainda de acordo com o candidato ao governo de MT, a compensação da perda de arrecadação direta com o IPVA será substituída pela grande quantidade de empresas que adquirirem veículos no estado.