24 de Junho de 2024

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

POLÍTICA Terça-feira, 05 de Dezembro de 2023, 16:23 - A | A

Terça-feira, 05 de Dezembro de 2023, 16h:23 - A | A

FIM DO VOTO DE ABSTENÇÃO

Cleitinho critica voto secreto para escolha de ministro do STF

Agência Senado

Em pronunciamento no Plenário nesta terça-feira (5), o senador Cleitinho (Republicanos–MG) defendeu o fim do voto secreto no Senado para a escolha de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). O parlamentar destacou que, no caso da definição do nome de Flávio Dino para a vaga deixada por Rosa Weber na Corte, muitos senadores já declararam como irão votar — o que, para ele, torna a regra desnecessária. Cleitinho também defendeu o fim do voto de abstenção no Parlamento. 

— Eu acho que quem está aqui tem que votar "sim" ou "não". A população colocou a gente aqui para ser representada. Aí, tem um projeto aqui, e o cara não sabe o que vai votar? Então, ele não representa ninguém. Aqui é "sim" ou "não", tem que acabar com a questão da abstenção e com a questão do voto secreto, até porque a gente é público e nenhum voto tem que ser secreto — disse. 

Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).

Cleitinho declarou ser contrário ao nome de Flávio Dino e enfatizou que não concorda que a indicação dos ministros do STF seja uma escolha monocrática do presidente da República.

— Se fosse o Bolsonaro que tivesse ganhado a eleição e tivesse indicado um advogado dele como o presidente Lula indicou, eu votaria contra. É questão de independência e transparência, porque são esses ministros depois que vão julgar as ações nossas [...] A questão não é só o Flávio, não. Se fosse outro, se fosse ministro do Lula, amigo do Lula, eu votaria contra. 

 

Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do A Notícia MT (anoticiamt.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site A Notícia MT (anoticiamt.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

image