04 de Outubro de 2024

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

POLÍTICA Terça-feira, 26 de Dezembro de 2023, 10:36 - A | A

Terça-feira, 26 de Dezembro de 2023, 10h:36 - A | A

PROJETO

Cuiabá contará com castrações gratuitas e itinerante à partir de janeiro com ‘Castramóvel’

Redação

O Projeto Castramóvel passará a percorrer as ruas de Cuiabá para ofertar castrações itinerantes e gratuitas à partir da segunda quinzena de janeiro de 2024.

A iniciativa idealizada pelo vereador por Cuiabá, Sargento Vidal (MDB) que tem como principal bandeira a defesa da causa animal, visa diminuir à população de ‘pets abandonados’ que estão em situação de rua na Capital.

Ao todo, o Castramóvel que foi adquirido com recursos próprios do parlamentar ao custo total de R$290 mil, funcionará com duas mesas de cirurgias coordenadas por duas veterinárias. A capacidade de castrações serão para 60 felinos ou 30 caninos diariamente, podendo chegar 1.800 cirurgias mês.

O trabalho de castração, resgate e encaminhamento para novos lares, já é realizado pelo parlamentar há mais de 30 anos. Apenas em 2023, com o auxílio de clínicas e apoiadores da causa, 2 mil castrações foram realizadas. Durante a última sessão plenária deste ano, na Câmara dos Vereadores, Vidal usou a tribuna para expressar sua felicidade em ver que a unidade móvel já estará à disposição da população em janeiro e este número irá aumentar.

"Tô muito feliz que hoje paguei a última parcela do Castramóvel R$ 14.500 mil. Em 2023 foram 2 mil castrações. Mas agora, com tudo pago, vou ter dinheiro para comprar insumos e poderemos cuidar ainda mais dos nossos pets, que por estarem sem tutores nas ruas aumentam gradativamente sua população tornando-se, sobretudo, um problema de saúde pública para o município”, enfatizou o vereador.

Estima-se que Cuiabá tenha cerca de 14 mil animais que vivem em situação de abandono nas ruas. O cálculo é feito com base em informações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do A Notícia MT (anoticiamt.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site A Notícia MT (anoticiamt.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

image