O deputado estadual Xuxu Dal Molin (PSC) usou as redes sociais para anunciar a abertura do processo licitatório, que prevê investimentos na ordem de R$ 6.692.193,34 para as obras de reestruturação do aeroporto de Cáceres.
Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).
Considerado um dos principais acessos turísticos ao Pantanal, o aeroporto também exerce papel relevante para fomentar a cadeia produtiva e agroindustrial do estado, entre outros setores.
“Estou longe, mas quero dividir minha alegria e satisfação com toda a sociedade cacerense. Acabo de receber a confirmação de que o governo federal autorizou a licitação para as obras no Aeroporto Regional de Cáceres”, afirmou o parlamentar que cumpre agenda na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26), em Glasgow, na Escócia.
Segundo Dal Molin, o projeto descritivo contempla a construção de um novo terminal de passageiros e a instalação de instrumentos de auxílio à navegação aérea, como balizamento luminoso, farol rotativo, biruta, sistema visual indicador de rampa e de aproximação (PAPAI) e sinalizações horizontais.
“Essa reestruturação possibilitará que o aeroporto opere voos noturnos, aumentando sua capacidade de atendimento, além de garantir mais segurança aos usuários bem como aos tripulantes das aeronaves”, avalia o deputado ao destacar o comprometimento do governo federal, por meio da Secretaria Nacional de Aviação Civil do Ministério da Infraestrutura (SAC/MInfra), com o processo de expansão de linhas aéreas regionais, nacionais e internacionais.
“Percorremos um longo caminho para chegar até aqui. Em 2017, ainda quando deputado federal, firmei um compromisso com aquela região e hoje estamos colhendo os frutos daquele trabalho”, relembrou.
Naquele mesmo ano, Dal Molin acompanhou a entrega de um caminhão de combate a incêndio (tipo 3) às equipes do Corpo de Bombeiros Militar que atuam no aeroporto do município, localizado na fronteira com a Bolívia. O equipamento é uma das exigências para viabilizar a operação de voos comerciais.
Preservação ambiental
Com o intuito de reduzir os danos ambientais no Pantanal, bem como assegurar um maior controle do tráfego aéreo na região fronteiriça, Xuxu Dal Molin protocolou em outubro deste ano a Indicação 7117/2021.
Encaminhada ao governador Mauro Mendes (DEM), com cópia ao secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, a propositura reforça a necessidade de implantação da 1ª Base do Pantanal de Combate a Incêndios Florestais e Segurança da Fronteira (Ciopaer/Gefron).
Segundo o autor da proposta, “a base servirá como um ponto de apoio para operações integradas de grupamentos especializados”, entre: o Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), o Grupo Especial de Fronteira (Gefron), a Polícia Militar de Proteção Ambiental (PMPA), a Delegacia Especializada de Meio Ambiente (DEMA), a Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF).
“O que estamos propondo é que o estado ofereça uma melhor condição de trabalho aos agentes de segurança pública. Pretendemos levar para a região do Pantanal aquilo que fizemos em Sorriso, quando coordenamos a implantação da 1ª Base Aérea de Combate a Incêndios Florestais da Amazônia”, exemplifica Dal Molin.