O deputado Dr. Eugênio de Paiva (PSB) reuniu-se nesta terça-feira (17) com o ministro dos Transportes, Renan Filho. Eles trataram das obras estratégicas para o Vale do Araguaia, como aponte na BR-080, sobre o rio Araguaia, que liga o distrito de Luiz Alves (GO) a Ribeirão Cascalheira (MT).
Eles conversaram sobre a retomada da pavimentação da BR-158, no contorno da reserva indígena Xavante Marãiwatsédé. Uma demanda histórica para o desenvolvimento do Araguaia. Acompanharam o deputado o assessor do Governo Federal, Valtenir Pereira, o ministro da Agricultura Carlos Fávaro e o senador Jayme Campos.
“É o nosso Vale do Araguaia aproveitando as oportunidades que o Ministério dos Transportes está oferecendo para nós. Muito obrigado ministro e o Araguaia agradece”, disse Dr. Eugênio. “E dia 27 de junho, o ministro Renan estará conosco para discutirmos o nosso fórum de desenvolvimento com a chegada da FICO (Ferrovia de Integração Centro-Oeste) em Água Boa”, informou o Deputado do Araguaia.
"Nós saímos daqui de Brasília com a informação do avanço nas obras tão importantes ao povo do Araguaia, que é a BR-080, a BR-158 e a FICO”, acrescentou o deputado.
O ministro dos Transportes Renan Filho agradeceu a contribuição do deputado Dr Eugênio no auxílio do trabalho do ministério no Estado. “Senador Jayme Campos e o deputado Dr. Eugênio vieram ao ministério para tratar de obras relevantes para Mato Grosso. Uma é a conclusãoda ponte de Luiz Alves. Que vai integrar a região do Araguaia mato-grossense ao Estado de Goiás. A outra é o andamento da obra da BR-158”, disse o ministro dos Transportes.
Ele disse que a obra vai fortalecer o agro e impulsionará a produção dos dois Estados. O ministro agradeceu a contribuição que o deputado tem feito junto ao Ministério para asobras de infraestrutura no Estado. “Obrigado pela visita e obrigado pela contribuição que o senhor senador e o doutor Eugênio têm dado para as obras no Estado do Mato Grosso”, parabenizou.
O ministro informou ao senador e ao deputado como está a obra da BR-158. “Com o final das chuvas e a licença ambiental saindo, nós já conseguimos evoluir 98km. Nós próximos dias nós teremos volume de máquina levantando poeira para construir o asfalto tão importante para a finalização da BR-158”, garantiu Renan Filho.
FICO - Durante a audiência com Dr. Eugênio, o ministro Renan Filho também informou sobre a Ferrovia deIntegração Centro-Oeste (FICO). E o impacto que ela terá na produção agrícolado Estado quando estiver pronta.
“A FICO está andando rapidamente. Nós estamos organizando uma visita à região, para a gente conversar com todo o Mato Grosso. Para saber qual Mato Grosso terá disponibilizado essa infraestrutura quando essa ferrovia estiver pronta para escoar a produção de vocês com mais competitividade.
Obras da BR-158 - O novo traçadoda BR-158, em Mato Grosso, foi planejado para contornar a Terra Indígena Xavante Marãiwatsédé, garantindo a continuidade das obras sem atravessar o território indígena homologado. Em janeiro deste ano, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e a Infra S.A. obtiveram do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) a licença de instalação para a construção e pavimentação de um trecho de 86 quilômetros da rodovia, entre os municípios de Porto Alegre do Norte e Alto Boa Vista.
O contorno foi definido pararespeitar os limites da terra indígena, que possui 165 mil hectares e abrange partes dos municípios de Alto Boa Vista, Bom Jesus do Araguaia e São Félix do Araguaia, na divisa com o Tocantins. A área foi homologada em 1998 e, após um longo conflito fundiário iniciado nos anos 1990, teve sua desintrusão determinada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em 2013.
No total, dois trechos (lotes) da BR-158 foram licitados pelo DNIT, somando 195,42 quilômetros. O Lote A, com 93,99 km (dos quais 12 km já estão pavimentados), liga o Posto Luizinho ao entroncamento com a BR-242, no município de Alto Boa Vista. Já o Lote B tem 101,43 km e segue de Alto Boa Vista até o distrito de Alô Brasil, no município de Bom Jesus do Araguaia.
Tanto o DNIT quanto a Infra S.A. são vinculados ao Ministério dos Transportes e atuam como órgãos responsáveis pela execução das obras.