Nessa última terça-feira (21), a Câmara de Cuiabá aprovou em 1º votação, o projeto que cria o “Dia do Orgulho Hétero” em sessão extraordinária. A data será comemorada no terceiro domingo de dezembro.
Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).
O autor da proposta, o vereador Tenente-Coronel Marcos Pacolla (Cidadania) disse que a proposta visa valorizar o “modelo tradicional” da família. O projeto foi aprovado por 15 votos a favor, 8 ausências e somente um contra, da vereadora Edna Sampaio (PT). Em entrevista para o jornal Centro-Oeste Popular, Edna lamentou a provação do projeto.
“Eu acho muito triste uma câmara composta por 25 vereadores, e não se preocupar com projetos que de fato seja mais coerente para a sociedade”, disse a vereadora ao COPopular.
Como defesa do projeto o vereador Pacolla, apresentou a proposta dizendo que o projeto visa a valorização do “modelo tradicional” da família. Edna chega a questionar sobre o que se orgulhar de ser hétero numa sociedade em que as pessoas são mortas pelo fato de não serem héteros.
“Eu vejo as pessoas ali defendendo a família, que se colocam como conservadores e, ao mesmo tempo como cristã, como pode defender os princípios da cristandade se excluem pessoas que são seres humanos como todos e que merecem proteção e respeito”, afirmou Edna.
Edna ainda pediu desculpa para toda população cuiabana, por ter que votar em um tema tão irrelevante no final do ano de 2021.
“Eu peço desculpa para toda população cuiabana, por ter que encerrar o ano desfilando a ignorância sobre um tema tão irrelevante, que tem como fundo a vida das mulheres e a vida das pessoas LGBTQIA+ sendo violentada e assassinada por uma sociedade heteronormativa, mil desculpas”, disse ela.
Veja como votou cada vereador:
Favoráveis
Tenente-coronel Paccola
Paulo Henrique
Luiz Fernando
Cezinha Nascimento
Demilson Nogueira
Dilemário Alencar
Eduardo Magalhães
Maria Avalone
Michelly Alencar
Pastor Jefferson
Mário Nadaf
Sargento Joelson
Sargento Vidal
Rodrigo de Sá
Adevair Cabral
Contrários
Edna Sampaio