O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), decidiu tomar a iniciativa de ‘levantar a bandeira branca’ e declarou que não irá mais alimentar a crise que se instalou na relação entre ele e o governador Mauro Mendes (DEM). Os dois têm protagonizado um verdadeiro festival de trocas de farpas desde que a Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá fechou suas portas.
“É tão bom, tão gostoso, tão honroso ser prefeito de Cuiabá que resolvi dar um basta nessa situação de trocar incessantemente farpas. Eu quero ajudar o Mauro a superar as dificuldades, me colocando à disposição do governador, e na condição de prefeito de Cuiabá pedir ajuda dele para superar as dificuldades que temos na Capital. Então, nesse momento, estou anunciado que daqui por diante vou adotar a postura de 'Emanuel paz e amor' em benefício de Cuiabá”, disse o prefeito.
A crise na relação de Emanuel e Mauro Mendes se evidenciou em março deste ano, quando a Santa Casa de Cuiabá, à época sob responsabilidade da Prefeitura, fechou suas portas. Sempre em declarações à imprensa, os dois cobravam um do outro uma solução para o problema.
Desde então outros temas foram inseridos na discussão, entre eles a busca de uma solução para a obra do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e o apoio do Democratas, partido de Mendes, a um eventual projeto de reeleição de Emanuel.