26 de Maio de 2024

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

POLÍTICA Terça-feira, 08 de Novembro de 2022, 08:23 - A | A

Terça-feira, 08 de Novembro de 2022, 08h:23 - A | A

ORLA DO PORTO II

Emanuel Pinheiro entrega novo cartão postal de Cuiabá

No local, foi construído um calçadão com total acessibilidade, estacionamento, ciclovia, espaço para feiras livres e atividades culturais, implantação de iluminação de LED, bancos e lixeiras

Regina Botelho/Redação

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), entregou na última quinta-feira (3) o mais novo cartão postal de Cuiabá, obra de requalificação da Orla do Porto II. O local ganhou uma nova roupagem em seus mais de 600 metros de extensão. No local, foi construído um calçadão com total acessibilidade, estacionamento, ciclovia, espaço para feiras livres e atividades culturais, implantação de iluminação de LED, bancos e lixeiras.

As melhorias abrangem a implantação de dois monumentos, em homenagem a duas grandes personalidades públicas do município, sendo eles, o estadista Dante Martins de Oliveira, bem como o carnavalesco e colunista social Jejé de Oyá, além da presença da Viola de Cocho, instrumento tradicional das manifestações culturais regionais.   A produção das peças foi feita pelo artista plástico Frede Fogaça, parceiro da Prefeitura de Cuiabá em diversos projetos. 

Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).

Mais de mil mudas de árvores também serão plantadas ao longo da nova Orla. Entre as espécies plantadas estão, por exemplo, Ingá, Paineira, Angico, Cambará, Aroeira, Ipês amarelo, branco e roxo, entre outras adequadas para o clima da Capital.

"A obra glamouriza mais ainda a nossa Cuiabá, uma cidade cada vez mais charmosa. É a valorização do Rio Cuiabá, e é um compromisso nosso potencializar a Avenida Beira Rio e começar a fomentar o desenvolvimento da Capital, de frente para o rio. A  cidade foi se desenvolvendo sem nenhum planejamento e  de costa para o  rio, o nosso maior patrimônio cultural. A requalificação da Orla do Porto II  valoriza a avenida Beira Rio, mas o rio Cuiabá e toda a Orla do Porto. Estamos demonstrando todo nosso amor ao maior patrimônio natural que é o nosso rio”, afirmou o prefeito.

Emanuel destaca que a nova Orla vai  fomentar o lazer, a cultura e o turismo da cidade, lembrando que é fruto de um convênio com a Caixa Econômica  Federal viabilizado em 2012 pelo então deputado federal Wellington Fagundes e pelo deputado Murilo Domingos (in memoriam). 

“Quando fui eleito prefeito da nossa cidade em 2016,  Fagundes me trouxe aqui, e falou, pensa no  absurdo que existe em Cuiabá, desde 2012 o  recurso está na conta para o Cais do Porto e para o Mercado do Porto, este último, ao qual vamos entregar no final do ano. E   tivemos uma grande luta para salvar este convênio,  com o deputado federal Emanuelzinho e com o senador Jayme Campos, conseguimos manter esse recurso após 10 anos. Passou todo o governo do meu antecessor e esse dinheiro estava na conta. Quando assumi e comecei essa luta para  concluir um dos mais belo cartões postais da nossa cidade.  Aqui era um matagal, jogado as traças e hoje, a população recebe este belíssimo ponto turístico", discursou o prefeito Emanuel. 

O secretário de Obras Públicas e vice-prefeito da Capital, José Roberto Stopa, acrescentou que a construção  do espaço irá garantir a preservação do rio e vai valorizar o potencial turístico da cidade.

"É uma justa homenagem ao Dante e ao Jejé de Oyá. Quero parabenizar a todos os trabalhadores que fizeram essa obra e os trabalhadores da Limpurb que estiveram aqui organizando tudo para essa inauguração. Esse espaço poderia ser melhor e valorizado se estivéssemos com o VLT, pois, teríamos uma estação aqui próximo. Temos esse rio que é nossa maior riqueza, mas, que tem alguns que  querem construir hidrelétricas no nosso rio, mas não vamos deixar isso acontecer. Queremos um rio limpo, com esgoto tratado. E a nossa gestão vai garantir isso até o final da gestão teremos  100% do esgoto tratado", completou. 

Presidente da Câmara Municipal, o vereador Juca do Guaraná Filho (MDB) parabenizou a gestão do prefeito Emanuel Pinheiro e os secretários da Limpurb, Júnior Leite, e da Semob, José Roberto Stopa, pela entrega da obra.

“Aqui não tinha nada e agora temos esse espaço arejado, bonito e amplo. Então, fico muito feliz, como um bom cuiabano, em ver essa obra sendo entregue a população cuiabana. Quero parabenizar o prefeito Emanuel Pinheiro e aos secretários e todos que trabalharam nessa obra, porque é um presente para a população cuiabana”, disse o vereador.

O presidente da Câmara, também destacou a importância de valorizar o Rio Cuiabá com essa obra. “Estou muito feliz em estar hoje contemplando a orla do Rio Cuiabá sendo valorizada com essa belíssima obra. É Cuiabá se desenvolvendo e ficando cada dia melhor para a população cuiabana”, disse Juca do Guaraná.

Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do A Notícia MT (anoticiamt.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site A Notícia MT (anoticiamt.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

image