24 de Maio de 2024

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

POLÍTICA Quarta-feira, 14 de Dezembro de 2022, 11:31 - A | A

Quarta-feira, 14 de Dezembro de 2022, 11h:31 - A | A

COMPROMISSO COM A POPULAÇÃO

Emanuel termina 2022 com obras históricas em Cuiabá

A chave de ouro veio com a assinatura do acordo junto ao Governo do Estado, garantindo a pavimentação de 11 bairros de Cuiabá

Regina Botelho Da Redação

Um canteiro de obras. Assim pode ser definido a Capital mato-grossense desde o primeiro ano de mandato do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), e 2022 não poderia ser diferente, com o gestor mantendo um ritmo acelerado, levando melhorias para todos os bairros de Cuiabá.

A chave de ouro veio com a assinatura do acordo junto ao Governo do Estado, garantindo a pavimentação de 11 bairros de Cuiabá, mas o poder de articulação e negociação do emedebista fez com que a Capital ganhasse duas obras a mais, ou seja, a extensão da pavimentação da Avenida dos Trabalhadores e a construção de um viaduto sobre o trevo do Jardim Leblon, na Avenida Miguel Sutil.

Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).

O tão sonhado asfalto tem sido uma das prioridades da Gestão Pinheiro. Diversos bairros deixaram para trás a lama e a poeira e hoje têm qualidade de vida. Um dos exemplos é o Jardim Industriário II, onde 10 ruas foram beneficiadas. Já no Altos da Serra II, as obras atingiram o o processo de terraplanagem das vias. O novo projeto técnico contempla todas as ruas  da localidade, composto por rede de drenagem de águas pluviais, meio-fio e calçadas, fruto do programa Minha Rua Asfaltada, iniciativa criada pela Prefeitura de Cuiabá, em 2017, que se  consolidou como uma grande ação de melhoria e modernização da  infraestrutura urbana municipal. 

Mas o que vai marcar o ano em termos de obras de mobilidade, será o Contorno Leste, que está em pleno andamento. Inicialmente serão inaugurados 6,5 quilômetros e os demais, 11,5 km, no ano seguinte, em 2024, totalizando 17 km, interligando mais de 50 bairros ao desenvolvimento regional do município, beneficiando mais de 250 mil cuiabanos, fazendo o cruzamento entre o  Distrito Industrial à Rodovia Emanuel Pinheiro. 

E o gestor já anunciou a data de entrega da primeira etapa da maior obra estruturante dos últimos 50 anos de Cuiabá, o Contorno Leste. O ato oficial está marcado para acontecer em abril de 2023, em celebração ao aniversário de 304 anos da cidade. No Osmar Cabral os serviços de implantação da pavimentação asfáltica também estão adiantados. O feito é oriundo de projeto técnico, elaborado pela gestão Emanuel Pinheiro, ao qual abrange oito ruas da localidade, favorecendo mais de nove mil famílias. 

O prefeito Emanuel Pinheiro, afirmou que a iniciativa pertence a um de seus compromissos de campanha que, agora, transformou-se em realidade. Eu e o Stopa prometemos que a Prefeitura de Cuiabá iria chegar até aqui e, desde então, temos trabalhado arduamente para fazer acontecer e a prova da nossa dedicação está aqui ao alcance de todos. Assim vamos continuar fazendo até o último dia de nosso mandato, de ponta a ponta, declarou o chefe do Executivo Municipal.  Sempre colocada como prioridade pela gestão, a saúde pública teve investimento maciço, com  reformas das unidades básicas de saúde, que há bastante tempo não eram reformadas. Neste segundo mandato, o prefeito continua firme com o mesmo propósito e segue inaugurando as unidades reformadas e ampliadas, como a USF do Parque Cuiabá.

“Estou muito feliz, satisfeito com o trabalho que a equipe da Secretaria Municipal de Saúde vem desenvolvendo para melhorar a saúde pública. Sabemos que ainda temos muito a melhorar, mas ninguém pode negar que hoje está muito melhor do que quando iniciei o primeiro mandato, em janeiro de 2017”, tem sempre ressaltado Emanuel. A Prefeitura também entregou cinco novos micro-ônibus à  Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Os veículos foram destinados ao atendimento dos pacientes em tratamento de hemodiálise pelo Sistema Único de Saúde (SUS).  Cada veículo, que conta com 25 lugares,  é equipado com ar-condicionado e elevador hidráulico. Atualmente, de acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, 150 pacientes são contemplados com o transporte para o tratamento (nos três períodos), mas com a entrega realizada pela gestão, o número poderá  até triplicar.

A Prefeitura de Cuiabá, através da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, também investiu pesado no número de equipes para atender a Atenção Primária. No início da gestão, eram apenas 10 equipes atendendo as demandas da Atenção Básica. Desde então, 41 novas equipes de Saúde Bucal foram implantadas e credenciadas.  Na educação, foram diversas unidades entregues totalmente reformadas. A mais recente foi a Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Juarez Sodré Farias, localizada no bairro Araés. Durante o evento, que contou com a presença da comunidade escolar, servidores da educação e lideranças comunitária, Emanuel Pinheiro destacou o trabalho que vem sendo feito na educação pública de Cuiabá, uma das áreas mais bem avaliadas da gestão.

“Uma gestão que valoriza os profissionais da educação, que valoriza quem está lá na ponta, trabalhando com amor e dedicação, levando ensino e aprendizagem, e educação pública de qualidade, não tem como não dar certo”, disse o prefeito Emanuel Pinheiro lembrando que a EMEB Juarez Sodré Farias foi entregue a população nos anos, na primeira gestão do então prefeito Dante de Oliveira e, agora foi praticamente reconstruída. “O compromisso da gestão Emanuel Pinheiro e José Roberto Stopa é oferecer uma educação pública de qualidade muito melhor do que aquela que recebemos em 2017, no primeiro dia do meu mandato”, disse o prefeito.

E para 2023 os cuiabanos já tem uma ótima notícia. Emanuel já prepara para o mês de janeiro a assinatura de um empréstimo de R$ 125 milhões, que será utilizado para construir três viadutos e uma trincheira que irão melhorar a mobilidade urbana de Cuiabá. O valor será empenhado pelo Banco do Brasil. As obras devem ter início no 1º semestre do próximo ano.

“Cuiabá terá viadutos e uma trincheira para desafogar o trânsito travado em pontos específicos da cidade”, disse o prefeito em entrevista ao site Olhar Direto. Serão três obras na região da Miguel Sutil, sendo um viaduto próximo ao Centro de Eventos do Pantanal, outro entre a Lavapés e a Avenida Antártica, passando por cima da trincheira do Santa Rosa, e uma nova trincheira nas proximidades do Círculo Militar.

“Serão novos tempos. Após a Copa de 2014, Cuiabá só teve os dois viadutos que a prefeitura fez e agora vamos fazer mais. Todas as obras serão feitas a partir do ano que vem e ficará pronta antes de 2024”, concluiu.

Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do A Notícia MT (anoticiamt.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site A Notícia MT (anoticiamt.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

image