O governador Mauro Mendes (DEM) assinou, na manhã desta quinta-feira (26), na cidade de Santa Cruz de La Sierra, o contrato com a Bolívia para o restabelecimento do fornecimento de gás natural a Mato Grosso. O contrato prevê o fornecimento de 1,5 milhões de metros cúbicos mensais até dezembro de 2020.
Durante este período, o Governo deve trabalhar para formalizar a sociedade com a empresa boliviana de gás natural, a Yacimientos Petroliferos Bolivianos (YPFB). Mato Grosso parou com o fornecimento do gás em junho de 2018.
“Tenho certeza de que esse acordo firmado, esse contrato, é apenas mais um passo desse intercâmbio comercial, que eu espero que nós possamos aprofundar mais nos próximos meses e próximos anos”, destacou o governador.
Mendes destacou a importância do acordo para o crescimento do Estado e que esse é apenas mais um passo da parceria comercial, pois a Bolívia encontrou um “caminho seguro” de desenvolvimento.
Para ele, o entrosamento entre a Bolívia e o Estado vizinho dará “frutos e benefícios” para todos. Após a assinatura, Mendes ressaltou que Mato Grosso é o maior em agronegócio no Brasil, destacando ser o maior produtor de soja, milho, algodão e com mais de 30 milhões de cabeça de gado. E, com o restabelecimento do gás natural, a capacidade de o estado continuar crescendo no setor é grande.
“O gás natural é uma matriz energética importante. Nós teremos que desenvolver um mercado potencialmente grande no Brasil, no nosso estado. A partir desse momento, com esse fornecimento de maneira confiável, a preços competitivos, virão em curto prazo”, explicou o gestor.
O governador está na cidade boliviana desde terça-feira (24) cumprindo agenda com gestores na cidade e deve retornar a Capital até o fim de semana. Estiveram presentes no acordo com a Bolívia, secretários do Executivo e deputados estaduais de Mato Grosso.