13 de Dezembro de 2024

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

POLÍTICA Segunda-feira, 13 de Dezembro de 2021, 10:56 - A | A

Segunda-feira, 13 de Dezembro de 2021, 10h:56 - A | A

RECADO AOS NEGACIONISTAS

Governador defende passaporte da vacina: "vai por bem ou por mal"

Folha Max

A obrigatoriedade do passaporte da vacina no Brasil está na pauta de julgamento virtual do Supremo Tribunal Federal (STF) desta quarta-feira (15), mas de antemão já tem o apoio do governador Mauro Mendes (DEM). Ele afirma, abertamente, ser a favor da exigência do comprovante da vacina contra Covid-19 em Mato Grosso e no Brasil inteiro como critério para que as pessoas possam frequentar determinados locais privados e públicos.

Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).

 

O tema é controverso e tem gerado debates acalorados, brigas judiciais e publicações de decretos municipais e estaduais, conflitantes. Em Mato Grosso, o prefeito de Rondonópolis (212 km de Cuiabá), José Carlos do Pátio (SD), foi um dos primeiros gestores a determinar a obrigatoriedade do passaporte da vacina, ainda em setembro deste ano, e também enfrentou resistência, principalmente por alguns setores do comércio.

Por sua vez, o governador apoia essa iniciativa e na manhã desta segunda-feira (13) teceu críticas aos grupos que se recusam a receber o imunizante contra o coronavírus. “É muito importante compreender que uma parte da população, infelizmente, não quer se vacinar, 80% daqueles que estão sendo internados, estão morrendo, são pessoas que não quiseram se vacinar”, alertou o governador.

Conforme Mauro Mendes, para o bem estar coletivo, inclusive para beneficiar quem se recusa a receber o imunizante, medidas como exigência de comprovante de vacina para frequentar determinados espaços, se fazem, necessárias. “É natural que a gente crie alguns obstáculos porque se não vai por bem vai por mal. Para que elas possam cair a ficha delas e largar dessas besteiras que botaram na cabeça dessas pessoas, de que a vacina traz alguma consequência”, colocou Mendes ao participar de um evento do Ministério Público Estadual (MPE) para  inauguração do novo espaço do Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos (Cira).

Por se tratar de uma pandemia com um vírus que segue em circulação com diferentes variantes, a imunização precisa avançar em todo o mundo, pois novas cepas que surgem num determinado país logo passam a circular em outros continentes, como é o caso da variante Ômicron do coronavírus, detectada pela primeira vez na África do Sul e já teve 11 casos confirmados no Brasil, conforme divulgado pelo Ministério da Saúde neste domingo (12).

Nesse contexto, o governador de Mato Grosso alerta que a imunização avança no mundo todo e por isso a obrigatoriedade do passaporte da vacina contribui de forma positiva. “O Brasil inteiro se vacinou, poucos não vacinaram, o mundo inteiro está se vacinando, nenhum efeito colateral consistente a não ser as mentiras e fake news contados por alguns. É lamentável, acho que é natural sim que nós tenhamos algum tipo de mecanismo para que isso ocorra”, criticou.

Por fim, o governador foi enfático sobre a obrigatoriedade do passaporte da vacina e citou exemplos de como as pessoas não vacinadas colocam em risco a vida delas, de terceiros e geram custos ao sistema de saúde pública em Mato Grosso. “Sou a favor sim porque acredito que as pessoas que não se vacinam, além de causar um mal a si próprio, elas causal mal pra sociedade, depois elas pegam essa doença, vão pra UTI, para os hospitais, e quem paga essa conta somos todos nós, a sociedade. Se existe uma forma de evitar que isso aconteça, as pessoas têm que vir pra esse caminho. Mas se elas não querem, querem se sujeitar ao risco, a sociedade pode estabelecer algum tipo de restrição pra esse grupo de pessoas”, afirmou Mauro Mendes.

Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do A Notícia MT (anoticiamt.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site A Notícia MT (anoticiamt.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

image