19 de Junho de 2024

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

POLÍTICA Quinta-feira, 21 de Dezembro de 2023, 14:52 - A | A

Quinta-feira, 21 de Dezembro de 2023, 14h:52 - A | A

"PROJETO MUITO IMPORTANTE"

Heinze comemora aprovação de texto que autoriza barragens para irrigação em APPs

Agência Senado

O senador Luis Carlos Heinze (PP-RS) celebrou, em pronunciamento na quarta-feira (20), a aprovação de projeto que libera a construção de reservatórios de água para projetos de irrigação em áreas de preservação permanente (APPs) à beira de rios (PL 1.282/2019). O texto segue para análise da Câmara dos Deputados.

— Hoje entregamos ao Brasil um projeto muito importante sobre as águas. Nós perdemos no Rio Grande do Sul — especificamente em quatro anos, três secas — mais de R$ 100 bilhões, os produtores perderam, o estado perdeu, os municípios perderam, todo mundo perdeu. Neste instante, em que temos chuva no Rio Grande do Sul, tem seca no Norte e no Centro-Oeste do país, e esse projeto irá regular essa situação.

Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).

Heinze defendeu a ampliação da irrigação e afirmou que o projeto fará o Brasil "armazenar a água que sobra no inverno e falta no verão".

O senador destacou que o Rio Grande do Sul tem quase 12 mil açudes e barragens. Heinze também prestou homenagem ao gaúcho Geraldo Bernardo, "um alemão velho" de sua cidade, que "fez essa engenharia de trancar o rio Butuí, fazer a irrigação do Rio Uruguai e bombear água para cima".

— Esse rio especificamente existe até hoje, foi nos anos 60 que ele teve essa ideia [...]. O rio lá corre para cima, no verão, quando o rio seca, o rio Butuí é seco. São quase 30 quilômetros em que esse senhor fez esse projeto. Então, minha homenagem a ele e a tantos como ele que fizeram para nós termos uma agricultura sustentável no Brasil. Que nós possamos fazer esses barramentos, esses açudes nas APPs — afirmou Heinze.

Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do A Notícia MT (anoticiamt.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site A Notícia MT (anoticiamt.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

image