A deputada Benedita da Silva (PT-RJ) anunciou que a colega de partido Jack Rocha (PT-ES) deverá assumir a coordenação da bancada feminina da Câmara dos Deputados. Segundo Benedita, a votação para oficializar a escolha ocorrerá dentro de duas semanas. O posto é considerado estratégico, especialmente em um momento de maior articulação das parlamentares para ampliar a representatividade e as políticas públicas voltadas às mulheres no Congresso.
Jack Rocha tem desempenhado papel ativo dentro da Câmara. Atualmente, é vice-líder da Federação Brasil da Esperança (Fe Brasil), cargo que ocupa desde março de 2023, com diversas reconduções. Além disso, exerce funções em várias frentes parlamentares e comissões, como a Secretaria da Mulher — da qual é titular — e a Bancada Negra da Câmara dos Deputados.
No campo das comissões, Jack atua como suplente ou titular em diversos colegiados, incluindo as comissões de Defesa dos Direitos da Mulher, de Cultura, de Indústria, Comércio e Serviços, de Direitos Humanos e de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional. Também integra comissões especiais, como a que discute a PEC 169/19 sobre a acumulação de cargos por professores. Além disso, tem assento no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Casa.
Em outra frente, a deputada Coronel Fernanda (PL-MT) foi indicada como a nova procuradora da Mulher. Com forte presença nas comissões de Segurança Pública e de Agricultura, Coronel Fernanda também participa de duas comissões externas que acompanham temas sensíveis: a crise humanitária dos Yanomami e a intervenção na saúde pública de Cuiabá (MT).
A substituição nas duas posições marca um momento importante na articulação de políticas de gênero na Câmara, em meio a um cenário político que exige respostas rápidas e coordenadas para garantir os direitos das mulheres e das populações vulneráveis no país.