Na sessão ordinária desta quinta-feira (20), o presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, o vereador Juca do Guaraná Filho (MDB), convidou as guias de turismo Susy Heidy e Natally Aparecida para falar sobre a importância da regulamentação dos profissionais e do setor de turismo em Cuiabá.
Natally Aparecida usou o espaço da Tribuna Livre e explicou aos parlamentares a importância de se ter uma Lei que obrigue a contratação de profissionais guia de turismo regional para acompanhamento de excursões turísticas em Cuiabá, principalmente pelas empresas organizadoras de excursões turísticas.“Nós viemos buscar reconhecimento para os profissionais.
Nós, guias de turismo, precisamos desse reconhecimento. Nós viemos pedir que se torne obrigatório que as agências e empresas de transportes que trabalham com excursões em vans, micro-ônibus e ônibus, contratem guias turísticos, proporcionando segurança e o conhecimento da região que é o principal trabalho que desenvolvemos em todo o Estado”, explicou Natally.
Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).
O vereador Juca do Guaraná, já entrou com pedido para apresentação de um Projeto de Lei que irá propor essa regulamentação e garantir que esses profissionais sejam devidamente reconhecidos.
“A Capital de Mato Grosso precisa investir e valorizar o turismo local. Temos muitos profissionais guias de turismo que querem fomentar o setor, mas precisa de uma melhor regulamentação desse trabalho.
Por isso, na próxima sessão ordinária, apresentarei um projeto de Lei nesse sentido”, disse o vereador.A presidente do Sindicato de Guias de Turismo do Estado de Mato Grosso, Susy Heidy, agradeceu o apoio do vereador Juca do Guaraná em fazer esse projeto de Lei.
“A gente agradece ao presidente da Casa pela empatia com a nossa classe, porque ele viu realmente a necessidade desses profissionais atuando aqui no turismo de Cuiabá, já que somos a Capital, seria de interesse também de trabalhar um turismo ordenado”, agradece Susy.
Já na próxima sessão ordinária da Câmara Municipal de Cuiabá, que será na terça-feira (25), deve entrar em votação o projeto de Lei do presidente da Casa com as diretrizes para que o setor e os profissionais de turismo em Cuiabá estejam melhor amparados pela Lei.