O médico sanitarista e deputado estadual Lúdio Cabral (PT) afirmou que a tendência no momento é os números de mortes e de casos por Covid-19 seguirem caindo progressivamente no Estado, graças ao ritmo da vacinação da população.
Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).
Lúdio, que estuda o comportamento do vírus e faz projeções desde o início da pandemia, em março de 2020, afirmou que vê um cenário de segurança para o Estado, em relação à doença, já a patir de novembro deste ano.
“Nós alcançaremos um cenário de segurança em novembro, em relação à circulação do vírus no território. Mantendo este cenário, vamos chegar a 30, 40, 50 casos por dia daqui a dois meses”, disse.
O mesmo deve ocorrer com o número de óbitos, segundo Lúdio. Ao longo desta última semana, por exemplo, o Estado tem registrado menos de 15 mortes por dia pela Covid-19. A curva decrescente é creditada pelo médico à imunização da população.
“Como a população está sendo imunizada e a imunização protege principalmente contra o desenvolvimento de formas graves da doença, a tendência é que o número de óbitos vá caindo progressivamente”, afirmou.
“Mesmo que eventualmente haja uma nova elevação de casos novos, porque a gravidade do caso é contida pela vacinação”, completou.
Conforme o parlamentar, o momento atual, da segunda quinzena de setembro, é o melhor cenário epidemiológico já vivido pelo Estado, momento que ele já defendia como propício para retomada de aulas e atividades de rotina.
Dados da Covid-19 em MT
Ao todo, Mato Grosso já contabiliza mais de 533,6 mil casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, dos quais mais de 13,7 mil resultaram em morte.
Atualmente, a taxa de ocupação das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) está em 37,87% e nas enfermarias, em 13%.
Além disso, mais de 515,4 mil pessoas já se recuperaram da doença em Mato Grosso.