30 de Junho de 2025

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

POLÍTICA Quarta-feira, 16 de Dezembro de 2020, 09:01 - A | A

Quarta-feira, 16 de Dezembro de 2020, 09h:01 - A | A

INSATISFEITOS

Militantes se irritam com racha no MDB

GAZETA DIGITAL

Corre pelos becos do MDB de Cuiabá uma enorme insatisfação entre militantes apoiadores do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) em relação à postura de ‘figurões’ do partido. Esta postura tem feito com que um contingente de militantes que se candidataram em 2020 ameacem sair da sigla caso o ex-presidente municipal, Francisco Faiad (MDB), não retorne ao cargo.

Há 6 dias a deputada estadual Janaina Riva (MDB) assumiu a presidência do partido em uma decisão tomada pelo presidente estadual da sigla, deputado federal Carlos Bezerra (MDB). Janaina e Bezerra se desentenderam com o prefeito reeleito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), por motivos que até agora não ficaram claros.

 

Um grupo de militantes, alguns deles suplentes na Câmara de Cuiabá, agora tenta encontrar formas de fazer com que Faiad volte a presidência da sigla. A expectativa dentro do MDB cuiabano é de que qualquer decisão sobre a presidência do partido precisaria necessariamente passar por Emanuel, considerado por muitos a principal liderança política da cidade.

 

É o que enxerga o presidente da licenciado da Federação Mato-grossense da Associações de Moradores de Bairros (Femab), Walter Arruda, que classifica a decisão de Bezerra e Janaina como ‘unilateral’ e ressalta que já existe um movimento de debandada do partido que pode levar importantes lideranças da agremiação, caso a decisão de retirar Faiad permaneça.

 

“Eu sou contra essa situação de vir as coisas de cima para baixo, ninguém foi consultado, nós acabamos de sair de uma campanha em que fomos vitoriosos, eu defendo que a democracia fique acima de tudo, não sou contra a Janaina em si, não tenho absolutamente nada contra ela, mas como nada justifica a saída do Faiad”, disse. “Se for decisão da maioria que nós temos que acompanhar o MDB eu vou acompanhar a maioria”, completou.

 

Emanuel já recebeu convites para deixar o MDB e ingressar no Democratas, por exemplo. O prefeito ainda não decidiu o que fará. Muitos correligionários esperam uma decisão do Emanuel e avaliam que a saída de Faiad foi um ‘golpe’ para aqueles que saíram vitoriosos na difícil campanha deste ano.

 

“O Faiad esteve com a gente o tempo todo dando suporte, sendo líder, e nós saímos da campanha vitoriosos, por conta disso estamos realmente nos mobilizando para sair do partido, se for necessário, a decisão de colocar Janaina foi uma decisão que não teve nenhuma reunião estamos vendo uma atitude de cima para baixo, sem levar em consideração nem os vereadores nem os suplentes, não é um descontentamento sem causa, é uma falta de diálogo dentro do partido e isso acaba realmente provocando um racha. Nós vimos a nomeação pela imprensa, nós nem fomos avisados oficialmente ou convocados”, afirmou Jorginho Gabriel, candidato pelo MDB e apoiador de Emanuel Pinheiro.

Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do A Notícia MT (anoticiamt.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site A Notícia MT (anoticiamt.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

image