O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) ressaltou que o Legislativo está sendo fundamental para a consolidação da ferrovia estadual em Mato Grosso, durante a solenidade para assinatura do contrato de construção, implantação e exploração do complexo ferroviário, que vai interligar Cuiabá a Rondonópolis, bem como Rondonópolis com Nova Mutum e Lucas do Rio Verde, que aconteceram nesta segunda-feira (20).
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Max Russi disse que o Parlamento foi responsável pela aprovação da Lei que possibilitou com que o governador Mauro Mendes (DEM) continuasse as tratativas que asseguram juridicamente todos os encaminhamentos para o início das obras.
O deputado citou o Projeto de Emenda à Constituição (PEC) 16/2020, que criou a possibilidade de que o governo pudesse construir e explorar, de forma direta, a malha ferroviária no estado.
“Esse é um avanço gigantesco e vai agregar valor à nossa produção. A Assembleia foi importantíssima nesse projeto, apresentando a PEC, aprovando por meio de todos os deputados e dando ao governo do estado a condição de trazer a primeira ferrovia estadual”, complementou.
Max Russi acredita que a malha viária, que será denominada Ferrovia Autorizada de Transporte Olacyr de Moraes (FICO), além de gerar mais de 240 mil empregos diretos e indiretos, vai fomentar principalmente o agronegócio e a indústria, além de resultar em insumos com preços mais competitivos. “Vai sobrar dinheiro no bolso do mato-grossense e isso será um grande ganho social”, avalia.
O projeto da ferrovia estadual prevê investimento de R$ 11,2 bilhões para a sua implantação.
Participam ainda dos eventos de assinatura, que tiveram início na capital cuiabana e foram finalizamos em Lucas do Rio Verde, senadores, deputados federais, deputados estaduais, secretários de Estado, representantes da Rumo Logística e autoridades dos municípios, por onde está prevista a passagem da ferrovia.