O deputado estadual Diego Guimarães (Republicanos) afirmou que as fraudes encontradas no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foram o “maior escândalo de corrupção” da história brasileira.
A Polícia Federal (PF) e a Controladoria-Geral da União (CGU) revelaram a polêmica no dia 23 de abril ao realizarem a Operação Sem Desconto contra descontos indevidos em pensões e aposentadorias. Conforme as investigações, associações sem vínculo com os beneficiários descontaram valores usando documentos falsos e assinaturas eletrônicas irregulares.
Conforme a PF e a CGU, os desvios ocorridos no órgão entre 2019 e 2024 podem totalizar um prejuízo de R$ 6,3 bilhões. Diego classificou o rombo como um “assalto à mão armada” ao cofre público.
“Dizer que o governo Lula (PT) está passando o país a limpo, porque suspostamente autorizou a PF a investigar o escândalo sobre o rombo do INSS? Só pode ser piada. O que temos é o escândalo de maior corrupção da história do país... É dinheiro que não tem fim”, afirmou.
“Eles [envolvidos nas fraudes] buscaram o último assalto à mão armada desse país, roubando dinheiro dos velhinhos. O irmão do presidente [Lula] está lá em uma das entidades que roubou”, acrescentou.
Além disso, Diego rebateu os deputados que defenderam a conduta do Governo Federal perante à polêmica. O parlamentar considerou que o Brasil será “passado a limpo” quando um político não posicionado à esquerda comandar o Poder Executivo.
“Vem deputado falar que o PT é responsável por passar o país a limpo? Um rombo que pode quebrar a previdência. Não dá mais com tanta baboseira dita nesta tribuna. O Brasil precisa ser passado a limpo com a saída da esquerda do poder. [A corrupção] deixou de ser sobre cifras milionárias, passou a ser de cifras bilionárias. Essa é a verdade”, analisou.
“O PT, depois de roubar a Petrobrás, a Eletrobras, a Caixa Econômica, o Banco do Brasil e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) falou ‘agora vou nos velhinhos’. Mesmo com todas roubalheiras, o país continuará em pé, porque nosso povo é guerreiro e confio na consciência para varrer o PT”, completou.