Na manhã desta terça-feira (29), a Delegacia Especializada de Combate à Corrupção (Deccor) deflagrou a Operação Perfídia, visando apurar um suposto esquema de corrupção relacionado à execução de emendas parlamentares na Câmara Municipal de Cuiabá. As residências dos vereadores Chico 2000 (PL), ex-presidente do Legislativo entre 2021 e 2022, e Sargento Joelson (MDB) foram alvos de mandados de busca e apreensão.
A investigação teve início após o Governo de Mato Grosso relatar à Controladoria Geral do Estado (CGE) indícios de irregularidades na aplicação de emendas parlamentares destinadas à compra de kits de agricultura familiar. Uma auditoria da CGE apontou sobrepreço de até 80% em contratos que totalizam R$ 28 milhões. A partir dessas informações, a Deccor iniciou as diligências para apurar as possíveis práticas ilícitas.
Durante a operação, foram cumpridas mais de 50 ordens judiciais, incluindo 11 mandados de busca e apreensão em endereços localizados em Cuiabá, Várzea Grande e Alto Paraguai. Além disso, a Justiça determinou o sequestro de imóveis e veículos, bem como o bloqueio de bens e valores até o montante de R$ 28 milhões. Servidores públicos envolvidos foram afastados de seus cargos, tiveram os passaportes recolhidos e estão proibidos de manter contato entre si, com testemunhas e outros servidores da secretaria, além de não poderem acessar as dependências da pasta.
Até o momento, as autoridades não divulgaram oficialmente os nomes dos investigados, e os detalhes sobre o número de ordens expedidas e o teor das suspeitas ainda não foram oficialmente divulgados. A operação continua em andamento, e novas informações devem ser divulgadas ao longo do dia.
A Deccor reforça que a investigação busca esclarecer os fatos e responsabilizar eventuais envolvidos em práticas ilícitas relacionadas à execução de emendas parlamentares.
A sociedade cuiabana aguarda esclarecimentos e desdobramentos dessa operação que visa combater a corrupção e promover a transparência na gestão pública.
Segunda a nota da câmara municipal, os vereadores foram afastados e os suplentes assumirão as cadeiras por tempo indeterminado.
Nota à imprensa
Operação Perfídia
A Câmara Municipal de Cuiabá informa que, na manhã desta terça-feira (29), foram cumpridos três mandados de busca e apreensão nas dependências da Casa.
Os alvos foram os gabinetes dos vereadores Chico 2000 (PL) e Sargento Joelson (PSB). A Polícia também buscou o controle de acesso à Câmara e imagens do período de agosto de 2023 a agosto de 2024.
A juíza Edina Ederli Coutinho determinou a suspensão do exercício das funções públicas dos vereadores envolvidos por tempo indeterminado. Caso mantidos os afastamentos, os suplentes assumirão as cadeiras no parlamento.
A Câmara está colaborando com o levantamento das informações solicitadas pela Polícia Civil.