Estudantes de Direito da Universidade de Cuiabá (Unic) – unidade Pantanal tiveram contato com a urna eletrônica e com informações relacionadas à segurança do processo eleitoral, nesta quarta-feira (17.08), durante palestras realizadas pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE) do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT). No total, os eventos contaram com 100 acadêmicos, das turmas dos períodos matutino e noturno.
Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).
A abertura foi feita pela diretora da EJE, juíza-membro substituta Ana Cristina Silva Mendes, que destacou a importância de reafirmar a credibilidade da Justiça Eleitoral. “A intenção é sempre difundir a ideia da segurança da urna eletrônica e do processo eleitoral. Não há o que se discutir sobre a credibilidade das eleições, mas sim a veracidade das coisas que são publicadas e compartilhadas nas redes sociais. É o estado democrático de direito que está sendo discutido, e precisamos estar sempre firmes no propósito de defende-lo”.
Os procedimentos de segurança adotados durante todo o processo eleitoral foram detalhados pelo secretário de Tecnologia da Informação do TRE-MT, Carlos Henrique Cândido. “Passamos conhecimentos necessário para desmistificar algumas informações que circulam pela internet e também esclarecer dúvidas que a comunidade acadêmica pode ter sobre o processo eleitoral. Este diálogo é importante para tornar as eleições mais transparentes ainda”. Ele demonstrou que as urnas eletrônicas são seguras e como funcionava a urna de lona, que antigamente coletava votos em papel e possuía menos mecanismos de segurança.
O coordenador do curso de Direito da Unic Pantanal, Ilson Fernandes Sanches, agradeceu ao TRE-MT, em nome do diretor da unidade, Rogério Boscoli. “A palestra viabilizada pelo Tribunal foi fundamental para disseminar a consciência de que o voto é seguro e de que as eleições de 2022 serão totalmente seguras, e explicar que toda a estrutura, a equipe e a tecnologia estão à disposição desse processo. Isso é muito importante para a democracia e para que os nossos alunos aprendam na prática a disciplina que temos aqui denominada Direito Político Eleitoral”.
Para o coordenador do Núcleo de Práticas Jurídicas da Unic Pantanal, Raphael Fabrini, é de suma importância o trabalho desenvolvido pelo TRE-MT no intuito de difundir para toda a sociedade os procedimentos e a segurança do processo eleitoral. “Só a partir desta divulgação nós conseguiremos conscientizar toda a população de que a urna eletrônica é segura e de que seu voto influencia o resultado de uma eleição”.
Aos 19 anos de idade, o estudante do 4º semestre de Direito, Emanuel Braga de Macedo, assistiu à palestra. “Devido às circunstâncias do momento político atual, da polarização, é importante a gente demonstrar conhecimento, demonstrar que apesar do medo da população, o sistema é seguro e vem funcionando muito bem. A gente também tem toda uma representatividade, os países da União Europeia, inclusive, elogiam o sistema de votação brasileiro”.
Maria Eduarda Maruo Machado, de 20 anos de idade, avaliou a palestra como necessária. “Em meio a essa situação que nosso país está vivendo, com a democracia sendo explicitamente ameaçada e nosso processo eleitoral sendo questionado, é extremamente importante tratarmos sobre esse assunto”, frisou a estudante do 3º semestre de Direito. Ela ainda afirmou que a participação dos jovens nas eleições é muito importante. “É até clichê falar, mas nós somos o futuro do país”.