13 de Dezembro de 2024

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

POLÍTICA Sexta-feira, 12 de Novembro de 2021, 09:20 - A | A

Sexta-feira, 12 de Novembro de 2021, 09h:20 - A | A

PANTANAL

Produção sustentável abre a programação desta sexta-feira (12)

Redação

A produção sustentável nas diferentes atividades econômicas desenvolvidas no Pantanal vai as abrir os debates no 3º e último dia Conferência sobre o Estatuto do Bioma do Pantanal, realizada na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) em parceria com o Senado Federal e Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT). As discussões serão presididas pelo ministro Joel Ilan Paciormik, do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).

A Conferência sobre o Estatuto do Bioma Pantanal deverá contribuir com o Projeto de Lei 5482/2020, em tramitação no Congresso Nacional, que vai estabelecer o conjuntos de normas e regras para o desenvolvimento social e econômico da população pantaneira, em conformidade com a conservação do bioma e de toda sua biodiversidade. 

Nesta quinta-feira (11), o Zoneamento Econômico-ecológico (ZEE) do Pantanal e as comunidades tradicionais nortearam as discussões realizadas por representantes do setor público e organizações civis e da comunidade pantaneira. O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi (PSB), participou da primeira mesa que tratou do Zoneamento. 

De acordo com o parlamentar, este é o momento de realizar o debate para conhecer as demandas e as necessidades de conservar e desenvolver o Pantanal. “Realizar um debate qualificado como esse é muito importante porque envolve todos os atores no desenvolvimento de políticas públicas que busquem a conservação, mas que também olhe de forma diferente para contribuir com o desenvolvimento dessas comunidades”.

O pesquisador da Embrapa Agricultura Digital e professor da Universidade Estadual de mato Grosso (Unemat), João Villa, abriu as discussões com uma palestra o sobre o que é e a importância do Zoneamento como instrumento da política nacional que visa disciplinar o uso das regiões. “É um instrumento do que se chama de desenvolvimento sustentável”.

Para isso, porém, o pesquisador destaca a importância de integrar diferentes atores e de regiões interligadas. “Tem que ser ouvido produtor rural, ribeirinho, pesquisador, agentes de turismo para que eles pactuem com o zoneamento. Por que se não chegarem num consenso, as diretrizes não irão funcionar. É preciso integrar pessoas, pois a paisagem já existe por si só. É preciso entender como ela reage aos impactos e como mitigar isso”.

A secretária-adjunta de gestão ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Luciana Bertinatto, destacou a importância da conferência para promover o debate entre representantes de diferentes setores para estabelecer as atividades e cabe a Sema dar as contribuições para estipular as regras para garantir o desenvolvimento sustentável. “O zoneamento é a diretriz que delimita os potenciais e os perfis das pessoas que estão ali, quais as aptidões e qual forma correta de atuar”, afirma Luciana Bertinatto.

O professor doutor Claumir Muniz, da Unemat, fez uma palestra sobre as comunidades tradicionais que estão no Pantanal. “Comunidades muitas vezes são relegadas, não se vê o componente humano. As pessoas precisam ser ouvidas, reconhecidas. E paralelo a isso, monitorar o que está se perdendo, porque o pantaneiro perde e a biodiversidade também perde. A ideia é otimizar o uso da biodiversidade pantaneira que vem sendo desenvolvida há anos, como pesca, catadores de isca, turismo”, defende o pesquisador. 

Carta Cuiabá – Para o encerramento nesta sexta-feira (12), além das mesas de debates, é aguardada a apresentação da Carta Cuiabá, com um resumo sobre os debates ocorridos durante os três dias da Conferência sobre o Estatuto do Bioma do Pantanal.

Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do A Notícia MT (anoticiamt.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site A Notícia MT (anoticiamt.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

image