17 de Junho de 2024

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

POLÍTICA Terça-feira, 05 de Dezembro de 2023, 16:13 - A | A

Terça-feira, 05 de Dezembro de 2023, 16h:13 - A | A

DIA DA FAMÍLIA

Psicóloga fala sobre a importância da família na sociedade atual na Câmara de Cuiabá

Redação

A psicóloga e coordenadora do curso de Psicologia da Fasipe, Josi Guedes Vieira, usou a tribuna da Câmara de Cuiabá na sessão plenária desta terça-feira (05) para falar sobre a importância da família na sociedade atual, em alusão ao Dia da Família no Brasil, que será comemorado no dia 8 de dezembro. Josi participou da sessão a convite do vereador Mário Nadaf (PV). 

Ela destacou que a família é um dos pilares mais importantes da vida pessoal e que, como psicóloga, tem a oportunidade de observar a complexidade humana e especialmente as familiares.

“O amor genuíno é a base de construção das famílias, que acolhem, respeitam e educam para a vida. A família vai além da família tradicional, e há diversidade de estrutura familiar, como LGBT, adotivas, monofamiliar, entre outras. O amor, a socialização e a possibilidade de verificar o desenvolvimento dos seus membros são a base da família”.

Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).

A psicóloga ressaltou ainda que o racismo estrutural, a misoginia, a homofobia impactam na constituição dos sujeitos, afetam e impedem que eles se tornem saudáveis para uma sociedade inclusiva e democrática.

Josi citou alguns pensadores que abordaram a questão da família e recomendou um filme para falar com as crianças sobre como lidar com as emoções, chamado Divertidamente, pois ele aponta as emoções e quais delas estão conduzindo o sujeito no dia a dia. 

O vereador Mário Nadaf elogiou as palavras da psicóloga e disse que o seu objetivo é sempre buscar trazer o melhor da educação, dos movimentos culturais e da cidadania para a Câmara de Cuiabá. Ele agradeceu a participação da psicóloga. 

“Usando as expressões da doutora como alicerce, esteio, âncora, pedra angular, isso representa a família, onde a pessoa, o indivíduo se preparam para a guerra da vida, onde ele tem a proteção. Temos que ampliar a concepção familiar e transcender a família cristã burguesa, porque a família transcende os vínculos de sangue”.

Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do A Notícia MT (anoticiamt.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site A Notícia MT (anoticiamt.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

image