24 de Maio de 2024

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

POLÍTICA Quarta-feira, 23 de Novembro de 2022, 11:12 - A | A

Quarta-feira, 23 de Novembro de 2022, 11h:12 - A | A

FORNECIMENTO DE DADOS

Secretário reforça importância da coleta de dados do Censo 2022 em Cuiabá

Redação

Indicador imprescindível na definição de políticas públicas, o Censo Demográfico de 2022 - realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) -, tem enfrentado resistência, em Cuiabá. Até o momento, apenas pouco mais de 40% da população cuiabana respondeu aos questionários apresentado. O prazo de coleta dos dadis será encerrado em dezembro de 2022.

O levantamento é feito a cada 10 anos no Brasil. Porém, em virtude da pandemia da Covid-19, houve um atraso, e o levantamento foi retomado neste ano, com objetivo de verificar as condições de vida da e perfil socioeconômico da sociedade brasileira. 

Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).

Atualmente, mais de 156 milhões de pessoas já responderam ao censo no país A legislação vigente determina a obrigatoriedade de resposta, bem como o sigilo estatístico das informações coletadas. 

O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável, Renivaldo Nascimento, explica a importância das referências na elaboração das diretrizes que norteiam a qualidade de vida no município. 

"O IBGE faz essa ponte com a Prefeitura de Cuiabá, fornecendo e coletando em campo todas as informações. É muito importante que a população entenda essa finalidade e receba os recenseadores em suas residências, Esses números vão nos ajudar nos repasses federais, beneficiando a todos", frisou o gestor. 

Em Mato Grosso, cerca de três mil recenseadores irão fazer o recolhimento domiciliar nos 141 municípios, sendo eles, desencadeados nas modalidades presenciais, via internet e telefone. 

Importante destacar que os servidores são acompanhados de colete e crachá, funcional, respectivamente. Com tudo, os moradores podem realizar a checagem da identidade de cada um deles pelo site oficial do IBGE, telefone:  0800 7218181 ou ligando para o 190 da Polícia Militar (PMMT). Não são indagadas perguntas inerentes a contas bancárias e, tampouco, solicitações de verificações por mensagem de texto ou aplicativos, garantindo a lisura e confiabilidade total durante os processos. 

Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do A Notícia MT (anoticiamt.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site A Notícia MT (anoticiamt.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

image