O governador Mauro Mendes (União Brasil) tem pontuado que seu principal compromisso no segundo mandato é concluir as ações que já foram iniciadas, e que quer fazer mais do que está sendo feito no primeiro, que se encerra em dezembro.
“Vamos planejar nosso segundo mandato, mas uma das prioridades é dar continuidade às ações importantes que já estão acontecendo, como a construção dos seis hospitais regionais, o programa de infraestrutura consistente que estamos fazendo em Mato Grosso, e os trabalhos na educação, que começam a apresentar resultados.
Tem muita coisa boa acontecendo e que com certeza, terá continuidade”, pontuou Mauro Mendes.
Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).
Conforme o governador, as prioridades são concluir as obras dos grandes hospitais, gerar qualificação de mão de obra, finalizar a implantação do Ônibus de Trânsito Rápido (BRT), em Cuiabá e Várzea Grande, e a duplicação da BR-163, conhecida como Rodovia da Morte, além de aumentar os investimentos na educação e fomento ao turismo.
Mauro Mendes afirmou que no momento trabalha para concluir as obras de seis grandes hospitais. Vamos concluir e colocar para funcionar”, disse.
“Se terminarmos e vamos terminar, já vai ser um avanço gigantesco na Saúde.
Tínhamos pouco mais de 500 leitos administrados pelo Estado e agora temos mais de 1 mil. E com esses hospitais vamos dobrar de novo, para mais de 2 mil leitos. Então seria algo extraordinário do ponto de vista da Saúde Pública”, completou,
A implantação do BRT também vem tendo atenção especial de Mendes, que lembra que a obra já passou por processo de licitação e que o governo seguiu todos os procedimentos necessários para chegar a definição de BRT.
“Nós contratamos um estudo técnico, aprofundamos nessa história, fizemos um detalhamento com a Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana e ao final eles concluíram que a mobilidade correta para Cuiabá e Várzea Grande, para o transporte coletivo de massa, era o BRT”.
Na Educação, o governador afirmou que pretende ampliar as escolas em Mato Grosso e investir para que o estado esteja entre os melhores do país. “Nosso desafio é colocar Mato Grosso entre as dez melhores educações do país. Vamos também investir em ampliar escolas militares e escolas em período integral”, adiantou.
A valorização do servidor público também é uma prioridade no novo mandato, tanto que Mauro garantiu que vai pagar o Reajuste Geral Anual (RGA) aos servidores.
“Não existe cortar RGA. Será pago e ponto”, disse Mendes.
Devem ser pagos 4,8%, que não foi pago anteriormente, mais o índice gerado pelo Índice de preços no consumidor (IPCA).
Além disso, o governador também falou da solução dada para a concessão da BR-163, que passará a ser administrada pelo Estado para que, de uma vez por todas, ocorra a duplicação e os devidos investimentos, melhorando a logística e evitando as centenas de mortes que ocorrem ano a ano.
“Estamos fazendo uma ação pela vida dos mato-grossenses. Todo ano muitas pessoas morrem nessa rodovia. São caminhoneiros, pais de família, jovens. Ver essas vidas sendo perdidas nos dava a certeza que tínhamos que achar uma solução”, declarou, ao assinar o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a Concessionária Rota do Oeste, um dos passos principais para que a concessão 822,8 km da BR-163 seja transferida ao Governo de Mato Grosso, via MT Par.
O turismo como fonte de desenvolvimento do Estado é destaque nos planos de Mauro. Conforme o governador, o turismo em Mato Grosso ainda é um “sonho” e revelou ter proposta para investir na área.
“O turismo em Mato Grosso é um sonho. Me digam quais são as infraestruturas turísticas decentes que temos além das belezas naturais. Muito pouco”, afirmou.
“Temos que pegar nossas belezas naturais, nossos potenciais turísticos e construir uma infraestrutura para viabilizar a vinda de um grande volume de turistas”, acrescentou.