O vereador por Cuiabá, o social democrata Toninho de Souza, afirmou na manhã desta quinta-feira (29), que já tentou por diversas vezes, mas sem sucesso, acabar com a 'guerra' cada vez mais acirrada entre o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB) e o governador Mauro Mendes (DEM).
“Em relação as picuinhas entre os dois [Emanuel e Mendes], já tive a oportunidade de falar com eles sobre isso, pois tenho bom relacionamento com eles. Falei para Mauro parar de brigar com Emanuel, como também para Emanuel fazer as pazes com Mauro”, afirmou durante entrevista à Rádio Capital.
“Falei para Mauro parar de brigar com Emanuel, como também para Emanuel fazer as pazes com Mauro”
Toninho que foi vereador na gestão de Mauro, no período em que ele comandou Palácio Alencastro [2012 a 2016] e agora na gestão de Emanuel Pinheiro, ressalta que Cuiabá está acima dos dois e que quem perde com isso é a população, que tem seus dois gestores [Estado e Capital] brigando na imprensa.
“Cuiabá está acima dos dois, mas ficam os dois respondendo as farpas que são jogadas um para o outro por meio da imprensa. Essa guerrinha entre eles não vai acabar em nada, a não ser prejudicar a população”.
Emanuel Pinheiro e Mauro Mendes já tiveram um bom relacionamento. O prefeito já atuou na coordenação de uma das campanhas de Mendes para governo. Em 2016, Mendes negou disputar a reeleição na Prefeitura de Cuiabá e também não apoiou Pinheiro, que no segundo turno venceu Wilson Santos (PSDB). A crise na relação dos dois ficou balançada no período eleitoral de 2018, quando o prefeito, mesmo sendo da base de apoio do DEM na disputa que elegeu Mendes à Governadoria do Estado, ainda assim optou em dar seu apoio ao senador Wellington Fagundes (PL), derrotadono pleito.
Fim das obras do VLT
O vereador defendeu também a conclusão da obra do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) em Cuiabá e Várzea Grande. A Câmara realizou nas últimas semana, uma audiência pública discutindo o tema com os vereadores do município de Várzea Grande.
"Pelos investimentos que já foram feitos. Mais de R$ 1 bilhão investidos na obra, e longe de sua conclusão, enquanto os vagões estão lá parados, sendo danificados com o tempo. Não dá para voltar atrás e ignorar o problema. A população precisa desse VLT funcionando como foi prometido", disse.
Comentando ainda que até entende a dificuldade financeira que o Estado enfrenta, no entanto, sugere que o governo estude a possibilidade de retornar a obra em Parceria Pública Privada (PPP).
"Mato Grosso não tem dinheiro para investir no VLT, isso é fato. O Estado está quebrado. É preciso uma parceria com empresas privadas para colocar o VLT para funcionar. Existem inúmeras que estão interessadas no modal, mas que coloque uma tarifa justa para os usuários pode usufruir. Tem que encontrar um meio termo para não mexer nos cofres públicos. Mauro precisa chegar nesse entendimento", aponta.