21 de Janeiro de 2025

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

POLÍTICA Terça-feira, 23 de Agosto de 2022, 14:03 - A | A

Terça-feira, 23 de Agosto de 2022, 14h:03 - A | A

LEI N° 6.763/2022

Vereador cria campanha de alerta para os riscos da automedicação em animais em Cuiabá

Além de conscientizar sobre os perigos da administração dos remédios, a normativa do vereador Dr. Luiz Fernando (Republicanos) tem o objetivo de sensibilizar os donos de pets a levar seus animais para consultas veterinárias frequentes.

Redação

Sancionada a Lei nº 6.763/2022, que institui a Campanha de Conscientização Contra o Uso Indiscriminado de Medicação em Animais no Município de Cuiabá.

Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).

Além de alertar sobre os perigos da automedicação, a normativa do vereador Dr. Luiz Fernando (Republicanos) tem o objetivo de sensibilizar os donos de pets a levar seus animais para consultas veterinárias frequentes.  

A campanha deverá ser realizada na semana em que se comemora o Dia Nacional dos Animais, celebrado no dia 14 de março.  O vereador destaca que muitas vezes automedicação nos animais se dá devido ao desespero dos seus donos, na tentativa de melhorar a dor que eles estão sentindo, e isso acontece mais ainda quando se trata de gatos e cachorros.

“Na busca de aliviar os sintomas, as pessoas acabam se esquecendo de que a automedicação pode levar o animalzinho a um quadro mais grave se não tiver o acompanhamento correto”, ressalta.

Os principais medicamentos empregados na automedicação de animais são: os analgésicos, antitérmicos, anti-inflamatórios, antiparasitários, antibióticos e vitaminas. Se administrados irracionalmente podem afetar a saúde e bem estar dos animais. O uso indevido de medicamentos pode levar o animal a um quadro de intoxicação, mascarar os sinais clínicos de uma enfermidade mais grave ou ainda piorar o estado clínico do animal, podendo, em determinados casos, levá-lo à morte.

Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do A Notícia MT (anoticiamt.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site A Notícia MT (anoticiamt.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

image