26 de Maio de 2024

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

SAÚDE Sexta-feira, 23 de Dezembro de 2022, 10:04 - A | A

Sexta-feira, 23 de Dezembro de 2022, 10h:04 - A | A

EQUILÍBRIO

Especialista dá dicas de como manter a dieta nas festas de fim de ano

Médico afirma que é possível aproveitar esse período de celebração e cultivar boa alimentação

Redação

A chegada das festas de fim de ano é, muitas vezes, um álibi para que muitos possam sabotar a dieta. Isso porque, essa época é vista como sinônimo de fartura e variedade de pratos. Mas, para aqueles que precisam emagrecer ou manter cuidados com a alimentação, seja por questões de saúde ou estética, é possível manter o controle sem deixar de aproveitar esses momentos. 

O sócio-diretor do Hospital São Judas Tadeu, Arnaldo Sérgio Patrício, acredita que é sim possível conciliar esses cuidados com a fartura da alimentação.  Para o especialista, que é responsável pela Unidade de Emagrecimento e Longevidade do da unidade hospitalar, é fundamental lembrar que não é será um dia apenas que irá para estragar a dieta, já que isso será apenas uma exceção.

Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).

“O que mantém a dieta, a saúde e o emagrecimento são as regras, aquilo que fazemos todos os dias. Pensando dessa maneira, minha sugestão é que todos aprendam a priorizar aquilo que realmente gostam. Esse período é caracterizado por um cardápio mais exótico e variado, que acaba sendo uma tentação, mas para lidar com esse cenário, há algumas boas práticas”, comentou. 

O médico explica que entre elas, está independentemente da época do ano, beber água. “É fundamental essa ingestão, pois ela ajuda o metabolismo. Além disso, é sempre importante optar pelas alternativas mais saudáveis ou menos calóricas. Lembre-se de que a dica aqui é “desembalar” menos e “descascar” mais e de que quanto mais colorido for o seu prato, mais saudável ele será”, aponta. 

O especialista explica que a salada como prato de entrada deve ser regra para aqueles que desejam emagrecer. Folhas, verduras e legumes devem ser ingeridos em maiores quantidades. Isso porque, além de serem mais saudáveis, você acaba deixando menos espaço no prato e no estômago para os demais alimentos. Outro ponto importante é diminuir o consumo de alimentos industrializados.

O médico aponta ainda que um bom truque para não sair comendo de tudo na ceia de Natal é não ir ao evento com fome. Então, distribua bem as refeições ao longo do dia. Assim, será mais fácil controlar e tomar os devidos cuidados com a alimentação. “Na hora da comemoração, valem as boas escolhas. Evite ou não exagere nas bebidas alcoólicas”, destaca. 

Sugestões de receitas para o fim de ano

Se você quer minimamente manter a dieta nas festas de fim de ano é legal investir em receitas que estejam de acordo com o seu plano alimentar e seus objetivos. A seguir, veja algumas sugestões de entradas e pratos principais. Dentre eles, está o panetone com gotas de chocolate LowCarb. “Todo mundo gosta de panetone e ele é um dos mais pedidos nesse período”, diz o médico. 

Panetone com gotas de chocolate lowcarb

6 ovos

1 colher de sopa de essência de panetone

8 colheres de sopa de adoçante culinário

1 colher de sopa de fermento

2 colheres de sopa Psylluim

250g de farinha de amêndoas

150g de gotas de chocolate 70%

Veja a preparação

https://www.youtube.com/watch?v=155hq4P30YI

Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do A Notícia MT (anoticiamt.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site A Notícia MT (anoticiamt.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

image