21 de Janeiro de 2025

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SAÚDE Terça-feira, 30 de Agosto de 2022, 10:36 - A | A

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ATENDIMENTO INTEGRAL

“HMC é um hospital público de primeiro mundo”, diz produtora de eventos que recusou transferência para uma unidade privada

Redação

A produtora de eventos Adriana Cristina da Silva, 41 anos, comparou o atendimento do Hospital Municipal de Cuiabá e Pronto-Socorro “Dr. Leony Palma de Carvalho” – HMC com o de um hospital privado. Ela foi internada no HMC dia 05 de agosto e recusou transferência para uma unidade particular. “O HMC é um hospital público de primeiro mundo”, avaliou Adriana, moradora do bairro Quilombo em Cuiabá. 

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A paciente foi trazida para o setor de Urgência e Emergência do HMC, via Serviço de atendimento Móvel ao Usuário – SAMU, por complicações da doença de Crohn, que é uma doença inflamatória do trato gastrointestinal. Adriana deu entrada em estado grave com fortes dores e sintomas de diarréia, cólica abdominal, febre, falta de ar, corpo dormente, sangramento retal e inflamação no trato gastrointestinal. Segundo o médico e diretor-técnico do HMC, Vinicius Gatto, Adriana ficou 19 dias na Unidade de Terapia Intensiva – UTI.

“A paciente realizou cirurgia no intestino e também foi necessária sessões de hemodiálise. Ela foi acompanhada por cirurgião geral, nefrologista, cardiologista e equipe multidisciplinar.

Com a evolução do quadro clínico, Adriana saiu da UTI no dia 24/08 para a enfermaria e no dia 26/08 recebeu alta médica para continuar o tratamento em casa”, explicou. 

Segundo Adriana, o tratamento recebido no HMC foi excepcional. “Optei continuar meu tratamento aqui, pois fui muito bem cuidada e não vi necessidade de ir para outra unidade hospitalar. Agradeço muito meu atendimento, toda a equipe é competente e foi sensível e humana comigo”, pontuou. 

“Meu pai comentou que meu filho Lorenzo, 8 anos, chorava muito por conta da minha ausência.

Ele estava com febre e não conseguia dormir à noite, pois achava que eu tinha morrido. Então fiquei muito nervosa, e a equipe do HMC foi tão sensível com o meu sofrimento, que preparou uma surpresa. Recebi em outra sala do hospital a visita humanizada do meu filho.

A psicóloga acompanhou tudo e prestou auxílio para nós. A visita foi rápida, mas valiosa. Ele ficou tranquilo quando me viu e eu também.

Agradeço muito esses profissionais maravilhosos que pensaram no meu bem-estar emocional.

Depois da visita, minha saúde melhorou, e no dia seguinte saí da UTI e fui para a enfermaria”, relatou Adriana. Na enfermaria, Adriana continua com uma dieta específica para pessoas com doença de Crohn. “Estou recebendo todo o atendimento que eu preciso. Tenho a convicção que o poder público municipal está fazendo a sua parte.

O HMC tem uma estrutura surpreendente, e profissionais solidários que choraram comigo e que também vibraram com minha alegria”, comentou a paciente.  

Paulo Rós, diretor-geral da Empresa Cuiabana de Saúde Pública – ECSP, que gere o HMC sob a gestão do prefeito Emanuel Pinheiro, explica que a unidade hospitalar possui uma equipe ampla e preparada para dar todo o suporte que o paciente necessita. “São muitas especialidades médicas e equipamentos modernos para os usuários do Sistema Único de Saúde – SUS. Além dos profissionais, instruídos a trazerem humanização e apoio aos pacientes internados”, enfocou. 

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