15 de Janeiro de 2025

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

SAÚDE Terça-feira, 27 de Setembro de 2022, 15:41 - A | A

Terça-feira, 27 de Setembro de 2022, 15h:41 - A | A

PROADI-SUS

Hospital São Benedito recebe HCor para primeira visita técnica do Projeto Nacional “Saúde em Nossas Mãos”

Redação

O Hospital Municipal São Benedito recebeu, na última semana, a equipe do Hospital do Coração (HCor) para a primeira visita técnica presencial do Projeto Nacional “Saúde em Nossas Mãos”, realizado pelo Ministério da Saúde, por meio de uma ação do Programa de Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS).

A unidade está entre os 204 hospitais públicos de qualidade selecionados para a execução do projeto em Cuiabá, além do Hospital Municipal de Cuiabá e Pronto-Socorro de Cuiabá “Dr. Leony Palma de Carvalho” (HMC), que desenvolve o projeto desde o mês de setembro de 2021 e alcançou taxa zero de infecção do trato urinário.

Segundo o focal point do projeto no Hospital São Benedito, enfermeiro do Serviço de Controle e Prevenção de Infecção relacionada à Assistência da Saúde (SCPIRAS) Richard da Silva, a visita presencial serviu para auxiliar a execução do projeto na unidade e verificar as ações dos colaboradores conforme o quadro de gestão de melhorias que está sendo implantado na UTI 1 (UTI piloto do projeto).

Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).

“Retomamos o projeto “Saúde em Nossas Mãos” a cerca de um mês, pois o Hospital São Benedito ficou atendendo exclusivamente casos Covid, com o processo de reestruturação para o retorno ao perfil original da unidade, iniciamos a fase de execução dos protocolos de mudanças propostos pela equipe consultora do HCor, com o objetivo de reduzir em 30% o índice de infecção hospitalar”, explicou. 

A enfermeira do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), Nathália Fernandes, que também está à frente na organização e impulsionamento das ações do projeto na unidade, explicou que um dos mecanismos mais importantes para a redução do índice de infecção hospitalar é a lavagem correta das mãos. “É imprescindível seguir as recomendações da ANVISA, com a adoção dos cinco passos na higienização das mãos para estabelecer um cuidado mais seguro”, pontuou. “Entre as ferramentas propostas pelo projeto estão os quadros de gestão a vista (Kamishibai), coleta e envio de indicadores para identificação de pontos de melhoria e aplicação de ferramentas de qualidade como PDSA e 5w3h (planos de ação)”, completou Nathália. 

Para Paulo Rós, diretor-geral da ECSP, empresa que administra o HMC e HMSB, sob a gestão Emanuel Pinheiro, é uma conquista valiosa a seleção das duas unidades para a execução do projeto. 

“A gestão do prefeito Emanuel Pinheiro vai melhorar ainda mais a qualidade dos serviços prestados com os novos protocolos adotados e com a capacitação dos colaboradores com os profissionais de primeiro mundo. Temos a convicção que tão logo colheremos os benefícios com a redução da taxa de infecção, redução de mortalidade, redução de custos, promoção de segurança e qualidade na assistência prestada ao usuário do SUS”, enfatizou Rós.

Em novembro deste ano, quatro colaboradores da assistência do Hospital Municipal São Benedito realizarão novas capacitações em São Paulo com a equipe do Hospital do Coração (HCor). O projeto nacional “Saúde em Nossas Mãos” tem duração de 2 anos no Hospital Municipal São Benedito, com previsão de término para outubro de 2023. Durante este período, a unidade receberá acompanhamento semanal de maneira online e presencial por agendamento.

Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do A Notícia MT (anoticiamt.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site A Notícia MT (anoticiamt.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

image