28 de Maio de 2024

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

SAÚDE Quarta-feira, 07 de Dezembro de 2022, 14:12 - A | A

Quarta-feira, 07 de Dezembro de 2022, 14h:12 - A | A

VACINA CONTRA A COVID-19

Idade é atualizada e segundo reforço passa a ser aplicado em pessoas de 25 anos ou mais em Várzea Grande

Redação

Para ampliar as coberturas vacinais e atualizar as cadernetas de vacinação da população, Várzea Grande segue atuando com o “Plano de Ação e Estratégia de Vacinação” para elevar as taxas de imunização no município. A partir desta quarta-feira (7), a idade para a aplicação da segunda dose de reforço (ou quarta dose), da vacina contra a Covid-19 passa a ser aplicada em pessoas que tenham 25 anos ou mais e receberam o primeiro reforço há pelo menos quatro meses. 

A aplicação é feita para quem tenha tomado qualquer uma das vacinas disponíveis e se enquadre nos dois requisitos estipulados, que são idade e intervalo entre doses.

Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).

“Nós percebemos um aumento na procura de testes de Covid-19 e nos atendimentos a pacientes sintomáticos respiratórios em nossas unidades de Saúde. Já está havendo elevação na positividade dos testes, e a pasta já avalia que isso pode ser reflexo da circulação da nova variante da infecção. Por isso, já é recomendado - não obrigatório - o uso de máscara em lugares fechados, no trabalho, onde têm muitas pessoas, em mercados, igrejas. São recomendações que a população já sabe e que o uso de máscara evita a contaminação e protege do vírus. Todas as medidas já adotadas anteriormente, em plena pandemia, como o uso do álcool em gel, lavar as mãos, evitar lugares com muita aglomeração são prudentes”, recomendou o secretário municipal de Saúde de Várzea Grande, Gonçalo Aparecido de Barros.

“Sem ter nenhum caso isolado da mais recente variante do coronavírus, a BQ.1, a preocupação da pasta é que esta já esteja circulando no município e gere um novo pico de Covid-19 entre o final deste ano e o início do ano que vem”, explicou o secretário. Ele explica ainda que o poder público quer evitar uma nova onda de contaminação em massa. “Já vivenciamos esta situação anos anteriores, e sabemos que pode ser muito arriscado principalmente para quem tem a saúde mais fragilizada, por isso é necessário que todos completem o ciclo de vacinação” alertou o secretário, lembrando que as festas de final de ano estão chegando, e as vacinas estão disponíveis nas 22 unidades básicas de Saúde e na ‘Tenda da Prevenção’, anexa a Upa do Ipase”, explicou o secretário. 

Onde Vacinar:

- Unidades de Saúde em Várzea Grande que aplicam todas as vacinas do Calendário Vacinal em crianças, adultos, jovens e idosos. E também contra a Covid-19.

Horário expediente normal - Das 7h30 às 11h e das 13h30 às 16h.

1 - Centro de Saúde Laurentino Paulo de Cerqueira (Água Limpa);

2 - Centro de Saúde Nossa Senhora da Guia);

3 - ESF Celina Batista Dantas (Ouro Verde );

4 - ESF Maria José Pedrosa (Capão Grande);

5 - Clínica de Atenção Primária à Saúde - Miguel Baracat (24 de dezembro);

6 - ESF Luirico Ferreira de Magalhães (Souza Lima);

7 - ESF Celestino Gomes Coelho (Água Vermelha) ;

8 - ESF Margarida Pereira Tavares (Jardim Manaíra);

9 - ESF Terezinha Maria de Campos Kalix (Cabo Michel);

10 - Clínica de Atenção Primária à Saúde - Dr. Moacyr de Lannes - (Jd. Glória);

11 - ESF Maria Galdina da Silva (Vila Artur);

12 - Clínica de Atenção Primária à Saúde - Dra. Arminda Guimarães Sato (Marajoara);

13 - USF Neuzalina Figueiredo de Freitas (Santa Isabel);

14 - ESF Álvaro Ribeiro Rocha (Jd. Eldorado);

15 - ESF Gonçalo Pinto de Godoy (São Mateus);

16 - Centro de Saúde Cohab Cristo Rei;

17 - Clínica de Atenção Primária à Saúde - Dr. Lucilo Macedo de Freitas (Parque do Lago);

18 - ESF Manoel Bernardo de Barros (Unipark);

19 - Clínica de Atenção Primária à Saúde - Vitor Marques Pereira Malheiros (Cristo Rei);

20 - ESF Aurília Salles Curvo/Jardim União;

21 e 22 - ESF Gonçalo Gomes da Silva (Construmat/Alameda).

- Ponto específico da Upa do Ipase - na Tenda da Prevenção - Também há a vacina contra a Covid-19.

- Horário das 8h às 16h.

Neste ponto também estarão sendo aplicadas todas as vacinas do Calendário Vacinal, em crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos.

Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do A Notícia MT (anoticiamt.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site A Notícia MT (anoticiamt.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

image