28 de Maio de 2024

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

SAÚDE Quinta-feira, 22 de Dezembro de 2022, 11:11 - A | A

Quinta-feira, 22 de Dezembro de 2022, 11h:11 - A | A

LUCAS DO RIO VERDE

Mais de 200 mil exames por ano são realizados no Laboratório Municipal

Redação

O Laboratório Municipal de Lucas do Rio Verde realizou 256.286 exames até dezembro de 2022, sendo a maioria de hemograma completo. Este número já supera todo ano de 2021, que soma 213.352 mil exames.

Além de exame de bioquímica, o Laboratório realiza dezenas de outros nas áreas de hematologia, uroanálise, parasitologia, imunologia, hormônios e microbiologia. Destes, os 10 mais realizados são: Hemograma Completo, Análise de características físicas, elementos e sedimento da urina, Glicose, Proteína C Reativa, Creatinina, Triglicerídeos, Colesterol Total, TGP, TGO e Colesterol HDL.

Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).

Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, a cada ano a demanda por exames laboratoriais realizados na região por parte do Laboratório Municipal aumenta consideravelmente. As causas para este grande número de pedidos estão ligadas ao crescente acesso da população aos serviços de saúde e também à ampliação de atendimento da rede de atenção básica.

Sempre prestando um trabalho vital para a população e instituições de saúde pública, o Laboratório realiza exames de média a alta complexidade de análises clínicas, como os exames da rotina do pré-natal, dos programas de controle das diabetes, dos hipertensos e das anemias. Destaque também para o suporte fornecido às ações da Vigilância Epidemiológica no diagnóstico e controle de doenças como tuberculose, hanseníase, Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis, hepatites virais, meningites bacterianas, diarreias bacterianas, tuberculose, entre tantas outras patologias.

De acordo com a coordenadora do Laboratório Municipal, Fernanda Dotto, o bom resultado da unidade é decorrente de uma equipe altamente qualificada. “Percebemos um aumento no número de exames a cada ano e, para o próximo semestre, deverão ser inclusos mais cinco novos exames. A equipe é capacitada e esse é o motivo de boas respostas na entrega de bom serviço e atendimento à população”, finaliza.

O Laboratório Municipal está localizado na avenida São Paulo nº 489 E, bairro Cidade Nova. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 06h às 11h das 13h às 17h.

Agendamento

Para fazer exame no Laboratório Municipal, o cidadão deve fazer agendamento de segunda a sexta-feira, das 6h às 8h30. Apenas para casos de urgência o agendamento poderá ser feito até às 11h. Após o agendamento, o paciente recebe uma guia com o horário para coleta.

Nesse método, o usuário visualiza o horário de seu atendimento escrito em guia e possibilita que ele não precise aguardar durante um longo tempo na fila, devendo chegar em torno de 15 minutos antes do horário agendado.

Para coleta, a unidade faz a distribuição de senhas com disponibilidade de 150 exames a cada 30 minutos, sendo: das 6h às 6h30 – para 150 exames, das 6h30 às 7h - para 150 exames, em seguida das 7h às 7h30 para 150 exames e às 7h30 – mais 150 exames.

Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do A Notícia MT (anoticiamt.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site A Notícia MT (anoticiamt.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

image