27 de Maio de 2024

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

SAÚDE Segunda-feira, 19 de Dezembro de 2022, 09:26 - A | A

Segunda-feira, 19 de Dezembro de 2022, 09h:26 - A | A

ACOLHIDA

Pacientes com HIV necessitam de rede de apoio para superar o preconceito

Levantamento da ONU aponta que, em 2022, cerca de 50 mil novos casos de HIV foram registrados no Brasil

Redação

Um levantamento da Organização das Nações Unidas (ONU) mostra que o Brasil deve fechar o ano de 2022 com 960 mil pessoas vivendo com o HIV. Ainda segundo esse registro, somente neste ano foram registrados cerca de 50 mil novos casos. 

Apesar do grande volume de registros, o preconceito entre as pessoas que têm diagnóstico positivo para o HIV ainda está bastante presente na sociedade. A psicóloga do sistema Hapvida NotreDame Intermédica, Elaine Souza que é ainda  grande a carga de preconceito em cima de pessoas infectadas. 

Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).

“Isso gera no indivíduo um sentimento de abandono, solidão, medo, muita insegurança, ansiedade e dentre outros aspectos”, destaca a profissional. No entanto, ela lembra que para dar mais qualidade de vida às pessoas com o HIV é preciso que exista uma grande rede de apoio. 

Para a psicóloga, uma vez que uma pessoa próxima receba o diagnóstico é essencial que a família, bem como amigos, ajudem no desenvolvimento físico e emocional.  “Isso favorece o processo de autoconhecimento e autoconfiança”, lembra.

Outro detalhe destacado é que é preciso fazer com que a pessoa portadora do vírus se sinta amada. “Se sentir acolhido, se sentir amado, sem dúvidas isso favorece muito e traz ganhos aos cuidados que serão necessários”, completa. 

Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do A Notícia MT (anoticiamt.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site A Notícia MT (anoticiamt.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

image