26 de Maio de 2024

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

SAÚDE Sexta-feira, 04 de Novembro de 2022, 11:48 - A | A

Sexta-feira, 04 de Novembro de 2022, 11h:48 - A | A

EM CUIABÁ

Secretaria de Saúde realiza oficina mato-grossense da Rede Materna Infantil

Redação

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), por meio da Coordenadoria de Ações Programáticas e Estratégicas, realiza, na próxima segunda e terça-feira (07 e 08.11), a Oficina Mato-grossense da Rede Materna Infantil. O evento ocorrerá durante os dois dias, das 8h às 18h, no Paiaguás Palace Hotel, localizado na Avenida do CPA, em Cuiabá.

A proposta da oficina é apresentar ações voltadas a organização da Rede Materna e Infantil em Mato Grosso, assim como trabalhar os critérios para a estratificação de risco e suporte para as gestantes durante o pré-natal.

“Vamos alertar sobre a alta razão de mortalidade materna no estado e evidenciar a importância de se estratificar a gestante desde o início da gestação. No encontro ainda iremos atualizar os dados de óbitos maternos, sífilis congênita, gravidez na adolescência e planejamento familiar no estado de Mato Grosso”, informa a coordenadora de Ações Programáticas e Estratégicas da SES, Siriana Maria da Silva.

Cerca de 200 pessoas devem participar da oficina, entre elas estão servidores do nível Central da SES, coordenadores e técnicos da Atenção Primária dos municípios, profissionais da Saúde e técnicos dos Escritórios Regionais de Saúde.

Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).

 

 

Programação

Na segunda-feira, às 8h, durante a abertura da oficina, haverá a apresentação da proposta da caderneta da Mãe Mato-grossense e das ações da Rede Materno Infantil da SES.

Em seguida, a coordenadora da Atenção Primária à Saúde da SES, Regina Amorin, falará sobre o PlanificaSUS no Estado. Depois, a diretora administrativa do Hospital Médio Norte, localizado em Arenápolis, Maria das Graças Souza, apresentará a experiência exitosa na área de regulação do acesso das gestantes na região. Ainda pela manhã, o médico ginecologista e obstetra da SES, Luiz Augusto Menechino, falará sobre vigilância do óbito materno em Mato Grosso.

Após o horário do almoço, às 14h, a equipe volta a se encontrar para discutir sobre sífilis congênita. Estará à frente da temática a responsável técnica pelas ISTs, Aids, e Hepatites virais na SES, a servidora Cláudia Nazário. Ainda no período vespertino, a responsável técnica pela Saúde do Adolescente e Jovem na SES debaterá a gravidez na adolescência, Cleidi Eliane de Souza. Na sequência, a médica ginecologista e obstetra do Hospital Universitário Júlio Muller (HUJM), Ana Amélia do Nascimento, irá abordar o planejamento familiar durante o encerramento do evento.

Na terça-feira, às 8h, o grupo se reúne para as qualificações. A enfermeira obstetra do HUJM, Eloisa Helena Kubiszesk, ficará responsável pela oficina sobre estratificação de risco gestacional. Já no período vespertino, às 14h, a profissional irá trabalhar a temática vinculação de gestantes.

Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do A Notícia MT (anoticiamt.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site A Notícia MT (anoticiamt.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

image