26 de Maio de 2024

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

SAÚDE Sexta-feira, 18 de Novembro de 2022, 10:25 - A | A

Sexta-feira, 18 de Novembro de 2022, 10h:25 - A | A

NOVEMBRO AZUL

Unidades Básicas reforçam ações pela saúde do homem

Redação

A Secretaria Municipal de Saúde, através das Coordenadorias de Atenção Básica e de Programas Especiais e Área Técnica da Política Municipal da Saúde do Homem, potencializa a programação nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) visando a promoção e prevenção da saúde do homem, no mês denominado Novembro Azul.  Na Unidade Rio dos Peixes, zona rural de Cuiabá, mais de 60 homens compareceramas ações na quinta-feira (17). Outras UBS também se preparam com programação atrativa em dias específicos para chamar a atenção da população masculina ao atendimento.

As quatro regionais (Sul, Leste, Oeste e Norte) onde as UBS Tijucal, UBS Ilza Picolli, UBS Cidade Verde  e Clínica da Família, respectivamente, já atendem com horário estendido até as 21h oportunizando a população que tem dificuldade  em procurar as  unidades no horário normal de funcionamento,  também ofertam atendimento do Novembro Azul.

Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).

 

O slogan “Homem, saúde é vida! Cuide-se de Novembro a Novembro”  foi escolhido para que alguns objetivos sejam alcançados no que se refere ao fortalecimento da Política Nacional de Atenção à Saúde Integral do Homem (PNAISH). A proposta das ações de prevenção e promoção da saúde do homem em Cuiabá durante o mês de novembro é também um convite a reflexão sobre a participação desse público nas ações de promoção e prevenção da saúde na perspectiva de formação de vínculos e do cuidado longitudinal (estabelecimento da relação terapêutica duradoura entre o usuário e os  profissionais de saúde) com o acompanhamento da  população masculina ao longo de todo o ano, de novembro a novembro.

“Os exames, consultas e encaminhamentos são contínuos e realizados durante o ano todo nas Unidades Básicas de Saúde. No entanto, é da cultura do homem procurar atendimento só quando precisa, não para consultas de rotina, como a maioria das mulheres faz. Então, o Novembro Azul é para reforçar ao homem quanto à importância de receber esses cuidados, terem essa atenção para sua saúde, já que ao longo do ano não costumam marcar uma consulta e fazer exames de rotina, que são necessários para prevenção de doenças”, pontuou o Coordenador de Programas Especiais da Atenção Básica, Márcio Frederico de Macedo Arruda.

É nesse contexto, segundo a responsável técnica da Política Municipal da Saúde do Homem, Márcia Maria Teixeira da Rocha, que as ações serão desenvolvidas. “Incentivando a atualização do cartão vacinal, cartão do SUS , agendamento de exames periódicos,consultas médicas e de enfermagem, testes rápidos das ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), visando o autocuidado e à prevenção da saúde”, frisou Márcia.

O resultado na região do Rio dos Peixes, onde 64 homens marcaram presença, surpreendeu os organizadores. “É a primeira vez que o Novembro Azul contabiliza uma adesão como esta, no Novembro Azul, no Rio dos Peixes. Para nossa surpresa, 64 homens estiveram na unidade de para atendimento no dia da ação atendendo ao chamamento do Novembro Azul. Superou as expectativas e deu para perceber que esse público começa a se interessar pela causa dispensando cuidados. Que não seja um ato isolado, mas sim rotineiro”, frisou a coordenadora das UBS Rurais, Marinete de Oliveira Ribeiro.

Vale ressaltar que desde o início do mês, as UBS estão dispensando maior atenção no atendimento a população masculina com aferição de pressão arterial, glicemia, teste rápido  e orientações com encaminhamentos voltados a saúde do Homem, além do exame PSA, que utilizado para diagnosticar o câncer de próstata em homens.

Confira algumas datas:

19/11 -  UBS Serra Dourada – das  07h30 às 13h30       

- UBS Ilza Picolli – das 08h às 16h

- UBS Santa  Teresinha - 07h às 11h       

- CS Dom Aquino – das 06h30 às 16h     

- UBS Serra Dourada – das 7h às 17h

26/11 - - UBS 1º de Março /João Bosco Pinheiro – das 08h às 16h         

- UBS Cidade Verde – das 7h às 16h

- UBS Canjica/Terra Nova – das 07h às 16h

30/11 -UBS Aguaçú – das 07h às 16h

Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do A Notícia MT (anoticiamt.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site A Notícia MT (anoticiamt.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

image