26 de Maio de 2024

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

SAÚDE Quinta-feira, 17 de Novembro de 2022, 10:17 - A | A

Quinta-feira, 17 de Novembro de 2022, 10h:17 - A | A

NOVEMBRO AZUL

Urologista alerta sobre a importância da prevenção ao câncer de próstata

Doença atinge exclusivamente o público masculino, que deve redobrar os cuidados a partir dos 45 anos

Redação

O câncer de próstata é o segundo tumor mais frequente entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. Glândula que só o homem possui, a próstata se localiza na pelve, logo abaixo da bexiga, à frente do reto, e é atravessada pelo canal urinário.

Conforme o Instituto Nacional do Câncer (INCA), neste ano, são esperados 65.840 novos casos de câncer de próstata no país. Em Mato Grosso, segundo a estimativa, a cada 100 mil habitantes, 58,19 homens são diagnosticados com a doença.

“Vale lembrar que a cada 7 minutos, um brasileiro recebe o diagnóstico de câncer de próstata. Por dia, 42 homens brasileiros perdem a vida para a doença”, alerta o urologista do Hospital e Maternidade Femina, Fernando Leão.

Os números alertam para a importância do diagnóstico precoce e para a prevenção dos males. A campanha Novembro Azul, que vem ganhando força nos últimos anos, incentiva o público masculino a realizar os exames preventivos e investigar o quanto antes a possibilidade desse tipo de câncer.

Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI).


Segundo o especialista, o câncer de próstata não apresenta sintomas na fase inicial, por isso, a busca pela doença se faz tão necessária.


“A busca pelo tumor é feita através do exame de sangue de PSA e do exame médico do toque retal”, esclarece o médico, explicando que homens que afirmam não precisarem do exame de toque retal, porque o exame de PSA está normal, estão enganados.

“Esses exames são complementares e ressaltamos que em 20% dos casos de câncer de próstata, o exame de PSA encontrava-se em seus valores normais, sendo identificado a doença através do exame de toque retal”, enfatizou.

Fernando reitera que o exame de toque retal é um procedimento médico habitual, utilizado também para identificar outras doenças. “É um exame rápido, em média dura menos de 5 segundos, indolor e que não altera a função sexual e muito menos a masculinidade”, afirmou.

Diagnóstico

Após o diagnóstico, o próximo passo, explica Fernando Leão, é saber se o câncer está confinado apenas a glândula ou se atingiu outros órgãos (metástase).

“Estando a doença localizada na próstata, o intuito do tratamento é curativo e pode ser feito através da radioterapia ou da cirurgia. Em relação a esta última, temos a cirurgia robótica, a qual minimiza os possíveis efeitos adversos de tratamento”, pontua.

Ainda conforme o urologista, a neoplasia pode atingir qualquer homem, mas há fatores de risco importantes a se considerar, como, histórico familiar (pai, irmão, tio acometidos pelo tumor), afrodescendência, obesidade, sedentarismo, excesso de consumo de álcool e tabagismo.

“No geral, o rastreio deve ser iniciado aos 50 anos de idade, porém, homens com fatores de risco, devem iniciar os exames de rastreio aos 45 anos”, frisa o médico.

Quando o câncer é diagnosticado em estágios iniciais e restrito à próstata, a probabilidade de cura atinge 90% dos casos. O especialista também sugere que a consulta ao urologista deve ser implantada desde jovem, para que na vida adulta, a procura pelo profissional seja algo habitual.

Sobre a Femina

O Hospital e Maternidade Femina atua há 43 anos em Cuiabá, nas áreas de Pediatria, Obstetrícia, Clínica-Geral e pronto atendimento com plantão 24 horas. Também conta com estrutura laboratorial de análises clínicas, no caso de exames solicitados durante os pronto-atendimentos. Ainda fazem parte de sua estrutura UTI adulta, UTI Neonatal e UTI pediátrica.

 

Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do A Notícia MT (anoticiamt.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site A Notícia MT (anoticiamt.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

image