30 de Outubro de 2024

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

VARIEDADES Segunda-feira, 12 de Agosto de 2019, 10:26 - A | A

Segunda-feira, 12 de Agosto de 2019, 10h:26 - A | A

GASTRONOMIA

Cuiabana abre confeitaria artesanal após encontrar 'receita perfeita' de Carolinas

Olhar Direto

Com uma ideia fixa e o sonho de conseguir reproduzir o doce preferido do namorado na época, a jovem confeiteira Julia Góes, de 24 anos, dona da Bajú Confeitaria Artesanal, alcançou a receita perfeita das Carolinas, tradicional doce francês feito com massa da pâte à choux, recheado e coberto com chocolate. “Eu tive a oportunidade de ir para a França e comer o doce em uma escola que é referência lá, quando provei e vi que era exatamente igual ao meu eu percebi que havia conseguido”, contou emocionada. Atualmente Julia cuida de toda a produção dos doces e transformou o que era uma renda extra em uma empresa de sucesso.
 

Na sala do seu apartamento e sendo interrompida diversas vezes pelo som da campainha que anunciava pedidos e entregas para clientes, Julia recebeu a equipe de reportagem do Olhar Conceito para contar como o doce entrou em sua vida e virou sua marca registrada. “Eu tinha um namorado na época da Copa de 2014 que gostava muito desse doce e eu, na intenção de agradá-lo, tentei fazer as Carolinas. Vi uma receita na internet e tentei fazer a massa de pâte à choux (que é a massa das carolinas) e por sete vezes deu muito errado, eu tive que jogar tudo fora”, lembra.



Julia ficou muito tempo sem querer ouvir falar do doce e quando chegava em alguma padaria ou confeitaria evitava até comer as Carolinas porque lembrava do sentimento de frustração por não ter conseguido fazer a massa. Até que ela entrou para a faculdade de gastronomia e a história começou a mudar.



Depois de começar o curso e já com mais conhecimento, técnica e utensílios adequados que permitissem maior precisão, Julia resolveu tentar fazer as Carolinas mais uma vez. “Eu estava sozinha em casa e decidi fazer, eu jurei que se não desse certo eu nunca mais iria tentar fazer na minha vida”, diz.

Ela conta que encontrou a receita de uma escola de confeitaria da França, chamada Éclore Le Notre, muito premiada e conhecida mundialmente pelas receitas perfeitas de Carolina. O doce não só deu certo como foi sucesso entre todas as pessoas que provaram. Julia levou alguns para a faculdade e deu outros para a mãe levar para o serviço.
 



Ela começou a fazer os doces para vender na faculdade como uma forma de renda extra. A fama foi se espalhando e as encomendas foram crescendo. “Eu não tinha nem preço ainda, as pessoas que comiam contavam para outras e faziam propaganda”, contou.

Ela começou a trabalhar na padaria artesanal Bakehouse 44, onde ficou por dois anos e meio, ela deu a sugestão de que as Carolinas entrassem no cardápio e seu chefe aceitou. “Sugeri as Carolinas porque era o que eu fazia de melhor e todo mundo gostava. O público cuiabano aceita muito bem as Carolinas e são poucos lugares que vendem aqui, então colocamos no cardápio e até hoje é o doce que mais vende na confeitaria de lá. Por onde eu passei acabei deixando esse meu legado digamos assim”, se orgulha.



Recentemente ela foi convidada para ministrar uma aula especifica só sobre a massa pâte à choux na faculdade de gastronomia da Univag, onde pode ensinar a receita e as técnicas para os alunos. O sucesso se estendeu também ao Festival de Chocolate que aconteceu no último final de semana de julho, no Sesi Papa, no bairro Morada do Ouro, em Cuiabá e agradou o público em geral, atingindo a marca de mais de 1.680 produtos vendidos.

A confeiteira faz questão de trabalhar somente com chocolate belga pela qualidade dos produtos que impacta diretamente no resultado dos doces. Ela está elaborando mais produtos e novos sabores para surpreender os amantes do chocolate.



Atualmente a Baju vende barrinhas de chocolate com castanhas, bombons com recheios de castanha do Pará, castanha de caju, geleia de morando e ganache de chocolate e maracujá, além é claro, das Carolinas.  Quem tiver interesse em conhecer os produtos da Julia pode acessar a página no InstagramFacebook ou entrar em contato através do telefone: (65) 98117-3244.

 

 

Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do A Notícia MT (anoticiamt.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site A Notícia MT (anoticiamt.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

image