24 de Julho de 2024

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

VARIEDADES Terça-feira, 24 de Setembro de 2019, 13:52 - A | A

Terça-feira, 24 de Setembro de 2019, 13h:52 - A | A

DIA DAS CRIANÇAS

MT Hemocentro arrecada brinquedos para pacientes com doença falciforme

SES-MT

O MT Hemocentro, em parceria com a Universidade de Cuiabá (Unic), está promovendo uma campanha de arrecadação de brinquedos para crianças com a doença falciforme. A ação visa presentear cerca de 100 crianças de até 12 anos de idade, de Cuiabá e Várzea Grande, que fazem tratamento hematológico no ambulatório do banco de sangue.

A campanha é realizada em consonância com o Dia das Crianças, celebrado no dia 12 de outubro. Conforme a diretora do MT Hemocentro, Gian Carla Zanela, o objetivo é proporcionar um alívio à condição física e emocional desses pacientes, que muitas vezes ficam abalados devido aos acometimentos da doença e, assim, tornar o dia deles mais alegres.

“Buscamos motivar a parte lúdica da criança e adolescente, para que se sintam mais à vontade de fazer o retorno às consultas no MT Hemocentro, já que essa doença causa muita dor e nosso objetivo com a ação é tentar minimizar a sintomatologia da doença”, explica Gian.

Foto por Tchélo Figueiredo Foto por: Tchélo Figueiredo/Secom-MT  

A doença falciforme é hereditária – passa dos pais para os filhos – e caracterizada pela alteração nos glóbulos vermelhos, responsáveis por transportar oxigênio aos órgãos do corpo. Normalmente, esses glóbulos vermelhos são redondos, mas quem tem a doença apresenta os glóbulos em formato de foice, o que dificulta o trânsito de oxigênio necessário para os órgãos do corpo, causando dor ou danos à pessoa.

Os principais sintomas da doença são: inchaço no punho, tornozelo e dedos; dor nos ossos; infecção grave e anemia grave; problemas no pulmão; derrames; feridas abertas na pele, entre outros.

Além de crianças com falciforme que, dentro dessa faixa etária, representa 70% do tratamento hematológico no MT Hemocentro, a ação também vai beneficiar crianças que tratam hemofilia e púrpura na unidade.   

Serviço

Os brinquedos podem ser doados, das 7h30 às 17h30, na sede do MT Hemocentro, localizada na Rua 13 de Junho, número 1055, no centro de Cuiabá, e das 8h às 20h, no Serviço de Psicologia Aplicada da Unic, situado na Avenida Beira Rio, também na Capital.

 

 

Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do A Notícia MT (anoticiamt.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site A Notícia MT (anoticiamt.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

image