11 de Setembro de 2024

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

VARIEDADES Quinta-feira, 31 de Outubro de 2019, 13:59 - A | A

Quinta-feira, 31 de Outubro de 2019, 13h:59 - A | A

CIÊNCIA

UFMT promove evento sobre cultura com pesquisadoras de Portugal e Barbados

PNB Online

Nesta próxima sexta-feira (01), a Rede de Pesquisa Multimundos terá como expositores no Seminário de Pesquisa “Cultura e o Outro” as pesquisadoras Profa. Dra. Anabela Gradim, da Universidade da Beira Interior – UBI, em Portugal e a Profa. Dra.  Elaine Pereira Rocha da University of the West Indies (UWI), em Barbados. Ambas instituições são parceiras do grupo de pesquisa Multimundos, que possui em sua rede pesquisadores do Brasil, Portugal, Moçambique, Canadá, além de Barbados.

 

Anabela Gradim é Professora Auxiliar do Departamento de Comunicação e Artes da UBI, onde ensina Jornalismo e Comunicação e dirige o Doutoramento em Ciências da Comunicação. É autora de livros e publicações sobre Jornalismo, Comunicação de Ciência e Novos Media. Segundo a assessoria, ela vai apresentar o painel “O contributo das teorias de framing para o diálogo intercultural”, tema que aborda maneiras e reflexões acerca da convivência pacífica e construtiva num mundo multicultural, bem como o desenvolvimento de um senso de comunidade e de sentimento de pertença, proposições interessantes e atuais que colaboram com as interrelações do nosso cotidiano. 

 

Para a pesquisadora, as teorias de framing podem ser uma “ferramenta útil na promoção do diálogo intercultural ajudando o sujeito e compreender o seu topos e os seus preconceitos dentro de um determinado universo cultural e linguístico”. A portuguesa explica ainda que “o diálogo intercultural busca estabelecer vínculos e pontos em comum entre diferentes culturas, comunidades e pessoas, promovendo entendimento e interação”, algo que na prática fortalece as ricas trocas culturais, contribuindo com a compreensão dos espaços na cultura do outro, derrubando muros de preconceito e isolamento.   

 

O segundo painel será conduzido pela Profa. Dra. Elaine que é Historiadora e professora do departamento de história da University of the West Indies, Campus Cave Hill, Barbados, onde coordena a área de História da América Latina. Sua exposição será sobre “Outros sujeitos, outras culturas e a luta pelo meio ambiente”, tema que versa sobre ambientalismo a as preocupações e conflitos causados pela expansão do capitalismo predatório e seus efeitos sobre o meio ambiente. 

 

Diante disso, a pesquisadora traz discussões sobre as tensões mundiais com o planeta, promovendo reflexões sobre o saber popular, territórios e espaços de convívio, legislação, limites e disputas entre os sujeitos envolvidos nos processos de exploração/preservação ambiental. Segundo a professora, a “intenção é trazer para o debate ambiental outras vozes e outras perspectivas, quebrando a hegemonia de classe sobre tais temas”. 

 

O Seminário de Estudos Multimundos conta com o apoio da FCA – Faculdade de Comunicação e Artes da UFMT e do PPG ECCO - Estudos de Cultura Contemporânea. O evento é gratuito e será realizado amanhã, 01 de novembro às 14h no Auditório da Setec – Secretaria de Educação à distância. Bloco anexo à STI - 2º Piso, atrás do Teatro da UFMT.

 

Sobre Multimundos

 

Instituído em 2018, o Multimundos abrange diferentes áreas: comunicação, filosofia, educação, história, cultura, artes, audiovisual, design, tecnologia, entre outras. O objetivo é questionar como são construídos os novos modos de conhecimento e as formas contemporâneas de comunicação e cultura. Os estudos também buscam identificar o papel de novas linguagens - como o audiovisual e a transmídia - na constituição e na disseminação de conhecimento.

 

O projeto surge em meio ao avanço das mídias digitais, à ampliação de espaços não formais de educação e disseminação de informação, à presença constante de processos audiovisuais no dia a dia. Nesse contexto ainda se destacam os trabalhos colaborativos em rede, a circulação de notícias falsas e o auto aprendizado. Tudo isso exige pesquisas sobre a comunicação contemporânea, sobre os novos modos de aprender e compreender, os impactos na educação, no pensamento filosófico e nos saberes populares, afirmam os professores que compõem a rede no Brasil.

 

 

Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do A Notícia MT (anoticiamt.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site A Notícia MT (anoticiamt.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

image