26 de Abril de 2024

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

ECONOMIA Segunda-feira, 17 de Junho de 2019, 15:09 - A | A

Segunda-feira, 17 de Junho de 2019, 15h:09 - A | A

AUMENTO ABUSIVO

Aumento do IPTU causa indignação na população de Campo Novo em MT

Regina Botelho/ Redação

Regina Botelho

Da Redação

A chegada dos carnês do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) de 2019 trouxe uma ingrata surpresa para os moradores de Campo Novo do Parecis: o aumento foi considerado abusivo pela população. O Imposto Predial Territorial Urbano é uma das mais importantes fontes de renda para o Município, pois quanto maior a arrecadação, maiores serão os benefícios à população. A receita vinda do IPTU tem por objetivo ordenar o pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade, na saúde, educação e infraestrutura, garantindo o bem-estar de seus habitantes. Mas, no dia a dia, a população não vê onde esse dinheiro está sendo investido já que a limpeza urbana está deixando a desejar, a saúde fragilizada, obras paralisadas, sem nenhuma utilidade. Um funcionário público que não quis se identificar por medo de represarias, disse que o imposto da sua residência teve um reajuste alto em comparação aos anos anteriores.

“O valor pago pelo IPTU é muito alto pelo retorno que a população tem através dos serviços e infraestrutura”, comenta. Um comerciante que também que preferiu não ter seu nome revelado, assegurou que a grande reclamação por parte da população quanto ao pagamento do IPTU é por não sentir que o dinheiro pago em tributos retorna em forma de serviço e benefícios de qualidade. “Desta forma, o contribuinte vê o imposto como gasto e não como investimento.

O que é totalmente justificável, já que não há o retorno”, comenta. De acordo com o vice- presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, Clóvis de Paula, existe uma grande reclamação por parte da sociedade, pois o aumento em determinadas localidades foi sim abusivo segundo o entendimento da maioria dos munícipes. “A cidade está abandonada, repleta de sujeira, as ruas mal conservadas. Há indícios de que o prefeito Rafael Machado tem mais R$ 40 milhões na conta da prefeitura,  dinheiro parado, sem cumprir sua função social,  enquanto o povo perece em todas as áreas, dando indícios de que a incapacidade administrativa do atual gestor, aliada a prática da velha política,  fazendo caixa para fazer obras eleitoreiras, demonstrando desrespeito com a população.

As obras da feira municipal estão paralisadas e o recurso é do Governo Federal. Porém a atual gestão não divulga as  providências que estão sendo tomadas para solucionar a situação. Há um ano e meio foram iniciadas obras em uma praça em um dos bairros mais importantes da cidade, Jardim das Palmeiras, mas tudo está parado. A população não consegue usufruir do espaço e o comércio já não tem o movimento de antes”, lamenta.

Clóvis de Paula revelou ainda que os vereadores Cícero dos Santos Silva e Milton Soares encaminharam documento cobrando providências do Ministério Público  Federal, Polícia Federal e para o Tribunal de Contas do Estado quanto as obras da feira, mas até o momento não obtiverem nenhuma resposta. “A não conclusão das obras prejudica a associação de pequenos produtores rurais de Campo Novo dos Parecis. Pelo que tenho conhecimento o projeto de execução apresentou problemas desde o inicio porque há indícios de que os materiais usados na obra eram de qualidade duvidosa”.  

PAGAMENTO

Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do A Notícia MT (anoticiamt.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site A Notícia MT (anoticiamt.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

image